Voith apresenta nova tecnologia para compressores de ar

Compressor Voith LP560 com TwinSave
Compressor Voith LP560 com TwinSave


A Voith apresenta pela primeira vez no Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha, a tecnologia “TwinSave” para compressores de ar. Os compressores, equipados com uma válvula de controle adicional, permitem, em vazio, economia de até 25%, comparativamente ao sistema de “idle” automático (SLS). A empresa afirma que pode ser alcançada economia de até 45 % se o compressor de ar estiver equipado com uma embreagem integrada da Voith que não necessita de espaço adicional, a qual também será exibida no Salão IAA.

De acordo com a fabricante, os compressores de ar para veículos comerciais fornecem a pressão de serviço necessária não só para o sistema de freios, mas também para outros sistemas, como as portas.

A Voith apresentará aos visitantes do Salão um modelo do novo tipo de compressor LP 560, uma versão aprimorada do LP 490 com capacidade volumétrica expandida para 560 cm³ e pressão máxima de trabalho de 15 bar. Esta versão está equipada com a tecnologia TwinSave, que inclui uma válvula de controle adicional no segundo estágio do compressor, bem como uma atuação externa.

Essas características permitem a operação com uma linha de pressão fechada. Na condição de entrega de ar, ambas as válvulas de controle estão fechadas (normaly closed) para que o compressor atue e entregue o ar comprimido nos dois estágios. Em vazio, as válvulas de controle estão abertas e nenhum dos estágios do compressor comprime o ar, que passa a circular dentro da unidade. Comparativamente ao sistema de “idle” automático (SLS), essa nova tecnologia permite alcançar economias de energia de até 25%. Além disso, a tecnologia TwinSave contribui para a diminuição do esforço mecânico dos componentes sob pressão, permitindo assim alcançar um aumento da vida útil, garante a empresa.

Para aplicações sem opção de eixo passante no compressor de ar, a Voith disponibilizará futuramente tipos de compressor com embreagem integrada diretamente na engrenagem do compressor que, assim, não necessita de espaço adicional. A ativação ou desativação da embreagem é realizada por meio de um sinal de ar comprimido (normaly closed). Visto que o compressor é totalmente desconectado do motor, na condição de não entrega, é possível alcançar uma economia de energia de até 45%, em comparação ao SLS.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php