Veja os principais sinais de defeitos na bomba de vácuo

Falhas na peça podem afetar sistema de frenagem e funcionamento do motor

 

 

A bomba de vácuo é um componente essencial, principalmente em motores com turbocompressor ou comando variável, sendo responsável por gerar vácuo para acionar componentes como servofreio e atuadores. Dessa forma, a revista O Mecânico mostra como identificar os principais sinais de problemas na bomba de vácuo.

Um dos sinais mais comuns de falha na bomba de vácuo é um pedal de freio mais rígido, visto que o servofreio depende do vácuo para multiplicar a força aplicada pelo motorista. Em alguns casos, pode haver ruídos de ar na região do servofreio, indicando possível vazamento.

Outro sintoma que pode ocorrer é o funcionamento irregular do motor em marcha lenta, pois vazamentos ou falhas internas na bomba podem causar entrada de ar falsa no coletor de admissão, alterando a mistura ar-combustível e ocasionando falhas. Nesse caso, podem ser gerados códigos de falha relacionados a uma mistura pobre, normalmente entre P0171 e P0174.

Em alguns motores, a bomba de vácuo também alimenta válvulas solenoides responsáveis pelo acionamento de atuadores do turbocompressor ou comando variável. Nesse caso, falhas podem provocar perda de potência, problemas de funcionamento do turbo ou variação incorreta do comando de válvulas.

Por fim, deve ser feita a substituição da bomba de vácuo sempre que ela apresentar desgaste interno excessivo, ruídos metálicos anormais ou vazamento de óleo. Além disso, em bombas acionadas mecanicamente, é fundamental realizar a troca de óleo do motor dentro do prazo e utilizar a especificação correta do lubrificante, para não afetar a vida-útil do componente.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php