Veja como identificar problemas nos anéis sincronizadores do câmbio

Engates de marcha dependem desses componentes

 

 

Os anéis sincronizadores são componentes do câmbio manual responsáveis por igualar a rotação das engrenagens internas da transmissão, permitindo trocas mais suaves e maior vida útil das peças do conjunto. Dessa forma, a revista O Mecânico mostra como identificar problemas nos sincronizadores.

Um dos primeiros sinais de desgaste em sincronizadores é um ruído de “arranhão”, que ocorre quando o sistema não consegue igualar as rotações dos componentes internos. Esse problema se torna mais evidente em trocas rápidas ou em altas rotações. Além disso, em alguns casos, o motorista pode perceber um pequeno tranco ou dificuldade ao tentar engatar determinada marcha.

Para diagnosticar problemas nos sincronizadores, é possível realizar um teste com o carro parado e motor ligado, engatando todas as marchas lentamente e observando a suavidade das trocas. Outro teste recomendado é verificar se há dificuldade para reduzir ou subir marchas sob carga em rodagem.

Também, ao abrir a caixa de câmbio, os anéis sincronizadores devem ser inspecionados quanto a desgastes nos dentes internos, presença de queima ou escurecimento por atrito excessivo, trincas e perda de material. Se houver dificuldade no encaixe, é sinal de que o sincronizador não está mais conseguindo realizar sua função de acoplamento.

Outro ponto a ser observado é a folga axial e o desgaste nas engrenagens sincronizadas, visto que a perda de material nos dentes de engate ou o arredondamento das pontas compromete a capacidade do conjunto de manter a marcha engatada.

Por fim, para evitar o desgaste precoce dos anéis sincronizadores, é fundamental evitar o uso incorreto da embreagem, não fazer trocas de marcha de maneira agressiva ou utilizar o óleo de câmbio manual inadequado (ou não realizar sua troca conforme recomendado pela fabricante).

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php