Veja como diagnosticar o sistema de freio hidráulico

Problemas podem ser identificados por diferentes sinais e exigem a avaliação de diferentes componentes

Presente na maioria dos veículos leves e vans, o sistema de freio hidráulico é composto por pedal, servo freio, cilindro mestre, fluido, tubulações, pinças, cilindros de roda e válvulas. Por ser essencial para a segurança, requer manutenção constante. Falhas no sistema podem ter diversas causas e só são corretamente identificadas por meio de um diagnóstico completo, observando os sinais apresentados por cada componente.

A perda de eficiência na frenagem pode estar relacionada a fluido contaminado, vazamento no cilindro mestre, lonas contaminadas, pastilhas vitrificadas ou de baixa qualidade e falha na bomba de vácuo. Vazamentos próximos às rodas ou ao cilindro mestre indicam a necessidade de verificar mangueiras, conexões, cilindros de roda e o próprio cilindro mestre. Outro sinal de defeito é quando o pedal do freio desce quase até o assoalho.

Pedal endurecido e necessidade de maior força para frear indicam possível falha no servo freio ou na bomba de vácuo. Já pinças presas ou cilindros de roda travados podem causar superaquecimento e travamento das rodas.

O fluido de freio deve ser trocado conforme o prazo indicado pelo fabricante ou ao apresentar sinais de contaminação. Como o fluido absorve umidade, seu ponto de ebulição diminui, comprometendo a eficiência da frenagem.

A recomendação é realizar inspeções periódicas no sistema de freio e ficar atento à luz de advertência no painel e aos primeiros sinais de falha.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


css.php