Veja como diagnosticar defeitos no pivô de suspensão

Manutenção preventiva do componente é essencial para a segurança

O pivô de suspensão, também conhecido como junta esférica, é um componente fundamental do sistema de suspensão, que conecta o braço de suspensão ao cubo de roda e permite movimento em diferentes direções. Assim, para ajudar a diagnosticar defeitos nesse componente, a revista O Mecânico mostra os principais sinais de problemas no pivô de suspensão.

Um dos primeiros sinais de falha no pivô são ruídos metálicos ou estalos ao passar por buracos, lombadas ou ao esterçar o volante, que normalmente indicam folga excessiva na junta esférica. Outro sintoma possível é a sensação de uma direção “imprecisa” ou “solta”, especialmente em velocidades mais altas, que pode indicar perda de rigidez na conexão entre o braço de suspensão e o conjunto da roda.

Para iniciar o diagnóstico, com a roda levantada, é possível aplicar movimentos horizontais e verticais na roda para verificar se existem folgas anormais, visto que uma movimentação excessiva pode indicar desgaste no pivô ou em componentes como terminais de direção ou buchas.

Outro passo no diagnóstico é usar uma alavanca metálica para aplicar força sob a suspensão, observando o movimento do pivô, dado que caso haja movimento irregular ou ruídos, é sinal de que o componente está comprometido. Além disso, uma inspeção visual também pode ajudar, procurando por coifas rasgadas ou vazamento de graxa, que diminuem a vida útil da junta devido à sujeira.

Por fim, o mecânico deve ter atenção no diagnóstico, pois problemas no pivô podem comprometer o alinhamento, gerar desgaste irregular dos pneus e até causar acidentes, caso haja ruptura completa entre o braço de suspensão e o conjunto da roda. Além disso, alguns veículos exigem a troca completa do braço de suspensão, não sendo possível substituir apenas o pivô.

 

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