
Fluido é fundamental no funcionamento do freio mas tem prazo de validade
O fluido de freio funciona como um condutor de pressão dentro do sistema. A ação do motorista ao pisar no freio aciona as pastilhas contra os discos gerando o atrito e reduzindo a velocidade do veículo, por isso o fluído é tão importante para a segurança e estabilidade do sistema.
Por ser uma substância higroscópica, ou seja, possui uma grande capacidade de absorver umidade do ar, precisa ser substituído seguindo a recomendação da montadora.
De acordo com o gerente geral da Jurid, Luciano Costa, o líquido de freio possui validade e quando a mesma está ultrapassada algumas das consequências possíveis são oxidação interna dos componentes e formação de partículas sólidas no sistema.
Luciano Costa lembra que, ao fazer a checagem do nível do líquido, é possível perceber indícios de contaminação como coloração mais escura, e presença de “borras”.
Segundo a Jurid, uma das recomendações importantes da fabricante para que essa situação não ocorra é fazer inspeções a cada um ano ou 10 mil quilômetros no reservatório para verificar o nível e as condições do fluído.
A possível troca do fluído pode ser avaliada através da medição da porcentagem de contaminação de umidade no fluído.
Por isso, o fluido deve ser verificado sempre por um mecânico que também irá inspecionar outros componentes do freio. São eles o disco, pastilhas, além do cubo de roda e todo o sistema de rodagem do carro.
Bom dia,
por eu estar preocupado com o sistema de freios, além de respeitar os itens acima mencionados na reportagem, adquiri um pequeno aparelho em forma de caneta que mede a quantidade de “água” presente no líquido de freio.
Atenciosamente,
Claude Fondeville