Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Veja as principais falhas no sistema de arrefecimento

arrefecimento Nakata

Entre os motivos que podem levar ao superaquecimento do motor estão vazamentos, bomba d´água danificada e mau funcionamento da ventoinha

 

A Nakata alerta para os principais problemas que podem aparecer no sistema de arrefecimento do veículo, que tem como função de controlar a temperatura do motor a combustão e mantê-lo na temperatura ideal de trabalho. Esse sistema é composto por diversos componentes, como bomba d’água, mangueiras, válvula  termostática, radiador, ventoinha e reservatório.

“Uma falha em um desses itens pode levar ao superaquecimento, podendo até fundir o motor”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Por isso, é importante ficar atento às possíveis causas de superaquecimento.

O primeiro motivo pode ser um vazamento, então sempre verifique o estado da mangueiras, assim como os pontos de fixação. Mangueiras deterioradas podem se romper sem prévio aviso. Não se esqueça também da bomba d’água, que pode falhar e resultar em vazamentos. A recomendação é observar o nível do reservatório periodicamente, lembrando que nível de água abaixo do mínimo indica vazamento.

A ventoinha também deve estar funcionando corretamente. “Observe se há ruído, pois pode travar a ventoinha”, diz Silva. Ele orienta a verificar se o ventilador é acionado com o motor quente e, caso a ventoinha não entre em funcionamento após o motor aquecer, é  sinal de falha no sistema de arrefecimento ou no sistema elétrico.

O próximo passo é verificar radiador, válvula da tampa do reservatório e termostática visto que se há partículas alojadas nas aletas do radiador, a troca de calor fica comprometida e o carro superaquece. Nesse caso, faça a limpeza do radiador e o reparo em deformações que possam ocorrer nas aletas.

A principal recomendação é fazer a manutenção preventiva do veículo de acordo com o recomendado pela montadora do veículo, o que pode evitar todos esses problemas no sistema de arrefecimento.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php