Os automóveis que circularem pelas ruas de São Paulo com falso catalisador ou com o equipamento com a vida útil comprometida serão flagrados por um monitoramento remoto, o qual mede a emissão de gases pelo escapamento, em apenas um segundo. Instalado em vias públicas, o aparelho possui raios infravermelho e ultravioleta, que mede os gases dos automóveis em movimento e detecta as concentrações desses poluentes.
O equipamento fotografa o veículo analisado e os dados são enviados à Prefeitura de São Paulo. Com estas informações, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente encaminhará, a partir de julho deste ano, uma notificação para a residência do motorista, nos casos em que o veículo estiver emitindo poluentes em níveis acima do aceitável.
Dentro deste contexto, a Umicore, fabricante de catalisadores automotivo, alerta sobre a importância de verificar se o carro está equipado com o catalisador original e se o produto atende à legislação de emissão de poluentes. “Esse monitoramento remoto será feito por um aparelho capaz de identificar instantaneamente os níveis dos gases gerados pelo motor do veículo, como hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO) e óxido de nitrogênio (NOx)”, explica Carlos Eduardo Moreira, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Umicore.
– Inspeção veicular
A Inspeção Veicular é obrigatória este ano para veículos a diesel na capital paulista e passa a ser obrigatória para automóveis e motocicletas, a partir de janeiro de 2009. Essa ação deverá contribuir para melhorar a qualidade do ar na cidade e reduzir os índices de enfermidades respiratórias nas pessoas.