Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Veículo com escapamento barulhento será reprovado na inspeção

A Prefeitura de São Paulo vai incluir na inspeção veicular do ano que vem a análise dos níveis de ruídos emitidos pelos carros, de acordo com a fabricante de escapamentos e catalisadores Mastra. A análise será feita junto com o exame ambiental, que mede a emissão de poluentes e é realizado desde 2008. Desta forma, será preciso que o carro seja aprovado em ambos os testes para poder fazer o licenciamento.

A expectativa é de que, no total, 4,5 milhões sejam testados em 2010. A frota da cidade supera os 7 milhões de veículos. Para que o motorista evite a reprovação, a Secretaria do Verde orienta identificar antecipadamente a causa dos ruídos fora do normal para depois realizar a inspeção ambiental. Se o veículo for reprovado, o proprietário tem um mês para resolver o problema e agendar novo teste. Se não cumprir o prazo, paga novamente a taxa para inspeção.

Radares

Neste mês, os radares da cidade de São Paulo começam a multar os veículos que não passaram pela inspeção veicular ambiental. São 177 equipamentos que têm o sistema de Leitura Automática de Placas (LAP) e que poderão fiscalizar de modo semelhante como acontece com o rodízio. O valor da multa é de R$ 550. A data exata para o início das autuações depende de uma portaria conjunta das Secretarias do Verde e do Meio Ambiente e dos Transportes regulamentando a fiscalização.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php