Os empresários do segmento de retíficas podem participar de um programa completo para conhecer as novas tecnologias em equipamentos e ferramental, disponíveis no mercado internacional, que podem contribuir para o desenvolvimento das empresas do setor no Brasil. Para isso, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores promove, anualmente, a Missão Empresarial, oferecendo um roteiro completo que reúne visita a feiras, empresas de retífica, montadoras, além de conhecer a cultura local e apreciar a gastronomia.
Trata-se de um programa que permite também interação entre os empresários do setor localizados em várias partes do Brasil. Também é aberto a outros profissionais e às esposas dos empresários, o que torna a missão num aprendizado e reciclagem que alia momentos de lazer.
Ao longo de várias edições, já colecionamos relatos de vários empresários que extraíram ideias para o seu negócio a partir dessas visitas a feiras, retíficas, além de equipamentos e ferramental, realizadas em vários paises, como a Alemanha, China e Turquia. O caso mais recente aconteceu no ano passado, quando os empresários conheceram uma máquina com tecnologia mais avançada para substituição de sede de válvula, na Alemanha.
O equipamento tem um procedimento diferente do processo usado por solda ou usinagem e o sistema é feito por meio de gerador de indução, o que garante mais eficiência, precisão e em menos tempo, agilizando a produtividade da oficina. O equipamento, ainda um protótipo apresentado na Automechanika Frankfurt, chamou a atenção do grupo de retificadores que participava da missão que resolveu desenvolver o equipamento no Brasil por meio de parceria com uma metalúrgica brasileira.
As primeiras máquinas foram desenvolvidas e testadas em 2012, garantindo uma redução do custo do equipamento em mais de 42%, viabilizando a aquisição da máquina para as retíficas brasileiras.
Este é apenas um de vários exemplos de como a Missão Empresarial tem contribuído para o desenvolvimento do setor, abrindo os horizontes dos empresários brasileiros e também garantindo parcerias que podem gerar rentabilidade ao negócio, a partir da identificação de oportunidades que esses mercados podem oferecer.
A programação da Missão Empresarial para esse ano contempla a Autopromotec, a mais importante feira de reparação veicular da Itália, que acontece em maio. O roteiro inclui também visita aomaior fabricante de máquinas de retíficas da Europa – a Berco, empresa pertencente ao ThyssenKrupp Technologies, em Copparo, na Itália, além de duas retíficas de motores: a VEGE em Tunis, na Tunísia (norte do continente africano), considerada a maior do mundo, e a BR, na Itália.
Também estão no pacote visitas aos museus e fábricas da Lamborghini e Ducati, bem como da Ferrari, quando haverá oportunidade de locarem um auto esportivo desta marca e percorrer as ruas de Módena. Encerrando a parte turística da viagem, o programa inclui Roma, Firenze, Bologna, Veneza, Tunis e, ainda, a possibilidade de uma parada de três dias ao final, em Paris.
Desta forma, é possível unir conhecimento de novas tecnologias, oportunidades de negócio, cultura, lazer e interação entre os empresários do setor.
*José Arnaldo Laguna é presidente do Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores