O Complexo Industrial da General Motors do Brasil em São José dos Campos/SP está completando 55 anos em atividade. Inaugurada em 10 de março de 1959 pelo presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a unidade foi responsável pelo o primeiro motor Chevrolet fabricado no Brasil. Atualmente, a unidade é responsável pela produção da picape média S10, com motores 2.4 Flexporwer e 2.8 Turbodiesel; e o utilitário esportivo Trailblazer, com motores 3.6 V6 Gasolina e 2.8 Turbodiesel. De acordo com a GM, a unidade joseense já fabricou 5,5 milhões de veículos em sua história.
O Complexo Industrial de São José dos Campos tem 2,7 milhões de m² de área total e de 500 mil m² de área construída e tem mais de 6 mil funcionários. O Complexo abriga sete fábricas: uma de comerciais leves (linha da picape S10 e do utilitário esportivo Trailblazer); duas fábricas de motores; uma de transmissões; uma estamparia; uma linha de injeção e pintura de peças plásticas; e uma linha voltada aos produtos de exportação (CKD – Completely Knocked Down) – esta, segundo a empresa, é a única linha totalmente dedicada na indústria automobilística brasileira ao preparo, embalagem e despacho de veículos completamente desmontados para exportações. A produção da Powertrain é de aproximadamente 138 transmissões e 142 motores, por hora. No total, a produção supera 975 mil motores e transmissões por ano.
Atualmente, a GM tem, além do Complexo de São José dos Campos, os Complexos de São Caetano do Sul (SP) e de Gravataí (RS), unidades onde produz veículos. Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos.