Uma família chamada Indy

Uma das principais categorias do automobilismo mundial, a Formula Indy vive dentro de uma atmosfera bastante familiar, no qual pilotos e mecânicos viajam juntos durante o ano, trocando informações e idéias para conseguir o melhor acerto do carro e, consequentemente, bons resultados nas provas

Texto: Carolina Vilanova
Fotos: Alexandre Villela

Carros que ultrapassam os 300 km/h, guiados pelos melhores pilotos do mundo, apoiados por equipes de mecânicos e engenheiros que vivem num ambiente familiar, mas de muito trabalho duro. Assim, o circo da Formula Indy enfrenta uma maratona de 16 provas, em média, por temporada, a maioria delas realizada dentro dos EUA, com exceção de Canadá, China e Brasil. A principal categoria do automobilismo mundial viaja com toneladas de equipamentos e de pessoas, levando para os fãs muita velocidade e emoção.

10265

Na sua passagem pelo Brasil, visitamos a equipe Penske para conhecer o trabalho efetuado dentro dos boxes. A vida de quem tem que deixar tudo em ordem para que os pilotos façam o melhor dentro da pista não é fácil, mas é de encher os olhos de qualquer profissional da reparação. Eles estão aptos para fazer qualquer tipo de manutenção e reparo nos carros, e contam com todo tipo de ferramenta e equipamento necessário para isso.

10266

Os carros hoje tem alto nível de tecnologia e precisam de toda atenção do mundo para conseguir o melhor acerto. Jon Bousiog, chefe do time, contou como é a vida da Penske, que possui no total 45 pessoas, entre engenheiros, mecânicos e outros membros de apoio. São três carros titulares: o do australiano, Will Power; o do brasileiro, Helio Castroneves; e o do, Ryan Briscoe, também da Austrália. Cada carro tem sua equipe definida, com um engenheiro, um mecânico chefe e outros mecânicos, cada um com sua função.

10263

“Trazemos para o circuito tudo o que precisamos para fazer qualquer tipo de reparo no carro: ferramentas convencionais e especiais, equipamentos e peças de reposição, além de conjuntos de suspensão e câmbios”, diz Jon. “Os motores para reposição são trazidos pela própria Chevrolet, que fornecem os conjuntos para as equipes quando solicitados. Além dos carros titulares, trazemos três carros reservas, um para cada piloto”, complementa.

10262

10268

Ele explica que os carros titulares já vêm com motor, mas os reservas não. “Leva cerca de duas horas para colocar um motor novo no carro”, diz. “Todo tipo de reparo pode ser feito numa etapa, mas o mais importante não é o que podemos fazer no carro, mas quanto tempo isso vai demorar. Dependendo dessa decisão, optamos por usar o carro reserva. Se vai demorar oito horas para reparar o carro e é uma questão de segurança, vamos de reserva”, afirma.

10258

10269

Com 25 anos de equipe, Jon acredita que o relacionamento entre pilotos e mecânicos é ótimo. “São como irmãos. Eles trocam todos os tipos de informações em relação ao carro, não existem segredos entre eles”, finaliza.

10259

Depois da corrida de São Paulo, na qual a equipe teve ótimo resultado, com a vitória de Power e o quarto lugar de Helinho, os pilotos mostram que o resultado deles não vem só da pista, mas do trabalho de toda a equipe. “Foi uma grande corrida com uma ótima estratégia do time. Os mecânicos fizeram um ótimo trabalho nos pit stops”, disse Will. E o complemento do Helinho confirma: A estratégia da corrida e dos pits foram ótimas, além disso o carro estava bom. Foi uma grande corrida, tenho que agradecer aos engenheiros e à todo o pessoal da equipe”, finaliza.
Conheça o carro de Helio Castroneves, da Penske.

Ficha técnica: Dallara DW 12

Chassi
Nome: Dallara DW12
Comprimento: 5012,3 mm
Largura: 2011 mm
Altura: 1127,9 mm
Entre-eixos: 2997,2 mm ou 3073,4 mm, dependendo da correção de posicionamento da suspensão dianteira.
Peso mínimo: 710 kg
Distribuição de peso: 43% dianteira/57% traseira (aprox.)
Capacidade do tanque: 70 litros (aprox.)

Motores
Nomes: Chevy IndyCar V6 (Chevrolet)
Tipos: biturbinados, ciclo Otto,
Válvulas: Quarto válvulas por cilindro, sendo duas de admissão e duas de exaustão (acionadas mecanicamente, sem controle variável de válvulas)
Deslocamento: 2200 cm³
Cilindros: máximo de 6
Ângulo dos cilindros: mínimo de 60°, máximo de 90º
Diâmetro dos cilindros: máximo de 95 mm
Árvores de comando de válvulas: máximo de quatro
Virabrequim: Único, com distância mínima de 100 mm do solo

Rotações: máximo de 12 mil rpm
Pressão do Turbo: 22.47 psi (aprox. 1,5 kg)
Válvulas Wastegate: máximo de duas, acionamento eletrônico ou pneumático
Ignição: por bobina, uma vela por cilindro
Injeção: direta, máximo de dois injetores por cilindro
Unidade de Comando: McLaren 400i
Peso mínimo: 112.5 kgs
Comprimento: 460 mm
Porência: de 550 a 700 cv (declarada)
Torque: 406 Nm (aprox.)
Pressão de combustível: máximo de 300 bar
Combustível: E85 Ethanol
Consumo de combustível: 3 milhas por galão (0,78 km/litro aprox.)
Acelerador: sistema drive-by-wire

Transmissão
Tipo: Sequencial
Fabricante: Xtrac
Número de modelo: 1011
Número de marchas: 6
Acionamento das marchas: borboletas atrás do volante (shift paddles)
Embreagem: fabricada pela AP Racing, disco triplo de carbono e miolo de aço

Suspensão
Dianteira: Duplo braço em “A”, tipo pushrod, com barra anti-roll
Traseira: Duplo braço em “A”, tipo pushrod, com barra anti-roll

Aerodinâmica
Downforce: 4600 pounds a 320 km/h (aprox.)
Arrasto: 1500 pounds a 320 km/h (aprox.)

Freios
Conjunto: discos e pastilhas de carbono e pinças em monobloco de alumínio
Fornecedor: Brembo
Pinças: com seis pistões, de 28/30/36 mm
Peso da pinça: 2,08 kg
Diâmetro dos discos: 328 mm
Espessura dos discos: 30 mm (Espessura minima: 19 mm)
Espessura das pastilhas: 24 mm
Peso das pastilhas: 270 g
Temperatura maxima de trabalho: 900°C

Rodas e pneus
Fornecedores de rodas: BBS, OZ, Avus
Front Dimensions: 10” de tala, 15” de aro
Rear Dimensions: 14” de tala, 15” de aro
Torque da porca: 430 lbs
Tipo de pneu: Slick
Fornecedor de pneus: Firestone
Especificação dos pneus dianteiros: 10.0/25.8R15 (circuitos mistos)
Especificação dos pneus traseiros: 14.5/28.0R15 (circuitos mistos)
Divisão dos pneus: 9 sets por final de semana para cada carro, sendo 5 sets de pneus mais duros, 3 sets de moles e 1 set de pneus mais duros usados

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php