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Filtros: Um trio que merece atenção

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Filtros de ar, combustível e de óleo são itens essenciais ao bom funcionamento de todos os sistemas do motor. Confira algumas dicas de manutenção e como evitar verdadeiros estragos em cadeia.

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Os motores atuais mudaram da água para o vinho em um curto espaço de tempo. Com o aumento de tecnologia, eles passaram a ser mais precisos, a trabalhar com folgas menores e, por isso, cada vez mais intolerantes a impurezas, tanto na lubrificação quanto no combustível e na aspiração de ar para composição da mistura. Por isso, os filtros são cada vez mais importantes para o veículo.

O filtro de ar é responsável pela eliminação de impurezas vindas do ar e aspiradas pelo motor, que, por consequência, podem prejudicar seu bom funcionamento. No caso dos filtros de combustível dos motores diesel retém as impurezas sólidas em geral e água, evitando que elas cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor. Por fim, o filtro de óleo mantém a purificação do fluido e bloqueia o acesso de partículas abrasivas, como resíduos metálicos gerados pelo atrito entre as peças móveis e o carvão oriundo da combustão, ao propulsor.

Filtro de ar

O supervisor de desenvolvimento de produtos da Hengst, Fernando Reis, alerta que o primeiro cuidado que o filtro de ar exige é com sua aplicação. “Os filtros possuem local especifico para segurar durante a manipulação. A peça não pode sofrer batidas para facilitar o encaixe e deve ser indicada para o veículo em questão. Além da correta aplicação do filtro, há a necessidade da verificação de todos os componentes integrantes do sistema de filtração, conexões, tubulações, vedações e dutos”. Também vale ressaltar que deve ser feita uma limpeza interna prévia da carcaça onde vai ser instalado o novo elemento.

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É necessário verificar todos os componentes do sistema de filtragem antes de sua aplicação

 

O gerente de qualidade e serviços da Wix, marca da Affinia, Jair Silva, lembra o mecânico que o filtro de ar é item de desgaste que perde a eficiência com o uso e deve ser substituído por outro novo. “A substituição deve ocorrer dentro do período recomendado pela montadora do veículo”.

De acordo com o gerente de marketing para a América Latina do Grupo Sogefi, responsável pela marca Fram, Alessandro Tripoli, o reparo ou a substituição do filtro de ar, depende da marca do produto e de suas especificações, já que um filtro com meio filtrante de celulose só pode ser utilizado uma vez.

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A vida útil do filtro de ar pode ser reduzida pelas chamadas condições severas, ou seja, aquelas onde há grande concentração de impurezas em um curto período. “Por exemplo, trafegar em estradas de terra com muita frequência e por longos períodos, além dos congestionamentos, onde o elemento filtrante fica trabalhando com o motor ligado mesmo com o veículo parado, tendo em vista a grande concentração de poeira e impurezas nos centros urbanos. O impacto é que o elemento filtrante do ar precisa ser trocado prematuramente”, explica o consultor e engenheiro técnico da Mann Hummel, André Gonçalves.

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O filtro de ar é um item de desgaste que perde a eficiência com o uso

 

Uma prática ainda comum, porém condenável pelos profissionais entrevistados, é tentar prolongar a durabilidade desse filtro com jatos de ar. “O papel de filtragem é construído com no máximo 25 mícrons no maior furo a ser encontrado. A pressão utilizada para limpar o filtro abre esses furos de forma descontrolada e perde-se a capacidade de retenção”, diz o consultor técnico da Wega, Ronaldo D’Amico.

O prazo mais adequado para a troca da peça está sempre indicado no manual do proprietário. No entanto, os especialistas consultados pela reportagem afirmam que o filtro de ar dá sinais visíveis e perceptíveis de que chegou o momento de sua substituição. “O mais comum é o aumento na temperatura do motor e fumaça negra saindo pelo escapamento”, aponta o gerente da assistência técnica da Tecfil, Roberto Rualonga.

“Queixas de perda de rendimento do veículo também significa que pode ser a hora de trocar o item”, indica o gerente de qualidade e serviços da Wix, marca da Affinia, Jair Silva. Uma boa prática seria examinar quinzenalmente o estado do elemento e substitui-lo quando necessário.

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A troca deve acontecer principalmente quando, em um período curto, há grande concentração de impurezas

 

Filtro de combustível

Semelhante ao filtro de ar, esse filtro também exige uma operação minuciosa para ser instalado. Do contrário, pode ocorrer vazamento de combustível.

“Primeiramente, despressurize o sistema de alimentação de combustível quando necessário. Retire a tampa do tanque e a coloque de volta logo em seguida. Posicione um recipiente debaixo do filtro para recolher o combustível derramado na operação da troca. Retire o filtro usado e coloque o novo. Por fim, ligue o motor e acelere”, detalha Silva. O mecânico também deve prestar atenção ao sentido do fluxo do combustível indicado no filtro novo.

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Alguns cuidados devem ser tomados, como despressurização da linha de alimentação e sentido correto de montagem

 

Tripoli lembra que mesmo se tratando de um mesmo produto, suas configurações pedem outros cuidados. “Quando se trata de filtros diesel, é necessário limpar a base de assentamento do filtro e olear a junta de vedação antes da montagem. Nos veículos onde se usa o filtro em linha, geralmente veículos leves, deve-se atentar às vedações das tubulações, pois o rompimento de uma destas pode ocasionar vazamento de combustível”.

 

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Um dos problemas mais comuns dessa peça é a saturação, que pode causar desde uma simples perda de potência do motor até uma queima da bomba elétrica de combustível. Por isso, é fundamental que seja feita a troca no período recomendado pelo fabricante, ou a precoce, quando afetado pela má qualidade do combustível.

“As consequências são diversas. Pode ocorrer perda de potência, consumo de combustível elevado, sujeira no sistema de injeção e rompimento da mídia devido à pressão exercida no elemento filtrante”, reitera Reis.

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Utilize um recipiente para recolher o combustível derramado durante a troca

 

É importante desmistificar que nem todos os filtros de combustível são flex. O que os diferencia internamente é o papel do elemento filtrante e o fechamento do elemento. Portanto, utilize os tipos específicos. “Há produtos no mercado que são indicados como flex, porém, possuem componentes metálicos que ocasionam oxidação e impurezas no lado limpo do filtro”, ressalta Gonçalves.

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Este filtro deve sofrer troca precoce quando afetado pela má qualidade do combustível

 

Filtro de óleo

Considerada uma peça de desgaste, assim como os outros filtros, o filtro de óleo deve ser substituído a cada troca do fluido, já que suas condições severas podem ocorrer até mesmo ao longo do dia.

“Para os filtros de óleo, é considerado condição severa de uso o trabalho em altas rotações constantes do motor, sobrecargas ou mesmo a utilização em curto espaço de tempo, quando o motor não tem tempo de atingir sua condição de temperatura ideal e já é logo desligado”, diz Tripoli. Marcha lenta por longos períodos também é uma condição severa.

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Antes da troca, é preciso verificar se não há resquícios do produto anterior e dispensar o uso de ferramentas na hora de apertar.

“A primeira etapa é verificar se a junta do filtro anterior não ficou presa no cabeçote do veículo. Em seguida, limpe bem a área onde o filtro será instalado, lubrifique a junta do filtro novo com óleo novo para que haja uma vedação perfeita e realize o aperto do filtro novo manualmente, já que ferramentas, pois podem danificar o filtro. Por fim, após o rosqueio completo do filtro, dar mais ¼ de volta para que a junta vede por completo”, detalha Rualonga.

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Também considerado um componente de desgaste, o filtro de óleo deve ser trocado juntamente com o lubrificante

 

Manter o filtro de óleo velho ou saturado pode causar desde um desgaste nas partes móveis do motor, como biela, pistão e virabrequim, até problemas de lubrificação nas galerias menores do bloco e do cabeçote. Também é necessário ficar de olho nas diferenças entre o filtro blindado e o desmontável.

 

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Ir além do período de troca recomendado satura o meio filtrante e inutiliza o filtro

 

“O blindado se troca por completo, exige a separação de seus materiais internos para o descarte correto, acumula óleo em seu interior e o encaixe normalmente é feito por rosca. Já o desmontável se troca somente o cartucho, gera menor quantidade de resíduos e o encaixe é realizado em tubo interno rosqueado na carcaça do veículo”, explica Reis.

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No filtro ecológico é feita apenas a troca do elemento fuiltrante

 

O gerente da Tecfil detalha que “o filtro blindado é feito através de uma caneca de aço, e dentro dele, além do elemento filtrante, há a chamada válvula bypass, que permite a passagem do óleo hidráulico em apenas um sentido e impede seu retorno para a linha de origem. Há também a válvula anti-retorno, que tem como função deixar o filtro sempre cheio de óleo para que o motor do veículo esteja lubrificado desde a primeira partida. Por fim, no filtro desmontável ou ecológico, essa válvula não existe. Ele se consiste apenas do papel filtrante, sem a caneca de aço, sendo assim totalmente reciclável”.

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Aplicar um pouco de lubrificante no anel de vedação facilita a instalação

 

Em caso de dúvidas sobre a procedência e a eficiência do filtro de óleo, é importante lembrar que todos os grandes fabricantes do produto possuem laboratório para teste e desenvolvimento. “Em geral bancadas hidrostáticas fazem essas verificações”, aponta D’Amico.

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O mecânico deve armazenar e providenciar o descarte correto dos filtros usados

 


 

Suporte Técnico: Affinia: 0800 707 8022 | Fram: 0800 019 5320 | Hengst: (47) 3027-9090 | Mann Hummel: 0800 701 6266 | Tecfil: 0800 116 6964 | Wega: (11) 2896-2069

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