Um salão de novidades e tecnologia

Montadoras se esmeram na apresentação de seus novos veículos e trazem aos olhos do público uma gama de super-conceitos cheios de tecnologia e evolução. Aos apaixonados por máquinas e motores tinham atrações por todos os lados

Carolina Vilanova

O Salão Internacional do Automóvel é um evento de grande magnitude e cheio de emoção para o público brasileiro, tão apaixonado por carros. Mexe com a cabeça e com o coração dos mais aficionados, ainda mais com a variedade de atrações tecnológicas trazida pelas montadoras nesse ano.

Realizada entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo/SP, a 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel teve de tudo e mais um pouco: diversos novos modelos, uma bela gama de carros-conceito e muitos outros destaques de deixar os visitantes cheios de desejo.

11801

Começando pelo segmento de compactos, que estava muito bem representado, o público pode ver pela primeira vez o Chevrolet Onix, que vem para substituir o Corsa; os novíssimos Toyota Etios e o Hyundai HB20, em suas várias versões; o Volkswagen Gol 2 portas; a reestilização do Renault Novo Clio; e muito mais. Não tão populares, o Novo Citroën C3 e o Peugeot 208 também brilharam no Salão e prometem fazer as ruas das cidades muito mais bonitas.

Interatividade foi a palavra de ordem no Salão 2012. Em quase todos os estandes o público podia interagir e conhecer mais sobre os modelos por meio de totens equipados com tablets. Além disso, tiveram shows musicais, performances, transmissões ao vivo de rádios, etc.

11789

Faltou a representação oficial da Ferrari e Maserati, ainda que dois modelos estivessem em exposição no estande da Fiat, essa lacuna foi preenchida pelos esportivos da Audi, BMW, Porsche e Mercedes-Benz. O Audi R8 GT Spyder, um conversível equipado com motor 5.2 FSI, V10, capaz de desenvolver 560 cv. Ao lado dessa supermáquina, estavam outros modelos da alemã, como o Novo S3 e o A Sportback.

11799

A BMW, por sua vez, ressaltou o lançamento do novo BMW 650i Gran Coupé, com seu motor V8 capaz de gerar 450 hp. Seu destaque, no entanto, não estava em exibição, e sim no anúncio da construção da fábrica em Santa Catarina/RS. De acordo com a empresa, a unidade terá capacidade para produzir 30 mil veículos por ano e o início das operações está marcado para o início de 2014.

11795

No estande da Chevrolet, além do Onix, outro modelo totalmente novo chamou a atenção dos visitantes: a Nova BlazerTrail, derivada da S10 mas com suas próprias peculiaridades. A Chevrolet levou ao Salão uma série de shows com cantores pra lá de famosos, como Toni Garrido, Ana Carolina Maria Gadu, entre outros.

11783

Muita esportividade no estande da Citroën, com a apresentação da linha de esportivos DS, composta pelos modelos DS3, DS4 e DS5. Mas quem chamou a atenção dos visitantes foi o carro-conceito Citroën Survolt, um superesportivo híbrido de dois motores elétricos, que desenvolvem juntos a potência de 300 cv.

11786

No espaço da Fiat, a vedete foi o 500 Cabrio, a versão conversível do compacto, que começará a ser vendida imediatamente após o Salão, e as versões limitadas dos modelos já existentes, como o Linea e o Grand Siena Sublime. Mas os olhos dos visitantes também fitavam duas participações especiais: a Ferrari 458 Spider e a Maserati GranCabrio Sport, ambas  marcas pertencentes ao Grupo Fiat.

11782
Dois sedãs renovados foram os destaques da Ford: o novo New Fiesta Sedan reestilizado e o Novo Fusion, ambos com a nova identidade visual da marca. Esse último, além do design moderno, traz sob o capô o motor EcoBoost 2.0, com turbo, injeção direta e duplo comando de válvulas independentemente variável (Ti-VCT). Os esportivos Mustang Boss 302 Laguna Seca, Fiesta ST e o Focus Sedan também se destacaram, assim como o conceito Evos Concept.

11791
No estande da Honda, foi mostrado com exclusividade o Fit Twist, o primeiro modelo desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro. A montadora também aproveitou para apresentar a nova motorização 2.0 do Honda Civic, com injeção multiponto PGM-FI (Programmed Fuel Injection) e ignição eletrônica mapeada.

11800

A coreana Hyundai deu ênfase ao seu grande lançamento de 2012: o HB20, inclusive na versão Cross. As novidades importadas ficaram por conta da motorização Flex dos modelos i30 Flex, Tucson e Elantra.

A divisão de luxo da Toyota, a Lexus, se instalou oficialmente no Brasil em 2012 e levou ao Salão o superesportivo LFA, construído inteiramente em fibra de carbono de alta resistência e montado artesanalmente, além de outros modelos.

O palco da Mercedes-Benz apresentou sua nova linha de compactos premium no Brasil: o novo Classe B, que chega ao país em duas versões, B 200 Turbo e B 200 Turbo Sport, ambas com motor a gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor.

11785

A Mini apresentou mais um desdobramento da plataforma de seu compacto, o Paceman, modelo que a marca define como um “Sport Activity Coupé”. Já a Mitsubishi expôs a linha comercializada no Brasil, com destaque para o lançamento do Lancer GT AWD, equipado com tração nas quatro rodas e controle de tração e estabilidade, tecnologia herdada do modelo de rali, o Lancer Evolution X.

No estande da Nissan, a atração é o conceito Extrem, projetado e criado especialmente para o mercado brasileiro. O Extrem, segundo a montadora, resume versatilidade e resistência com a agilidade de um compacto 2+2, abrindo um novo gênero de esportivos compactos urbanos.

11788

Além do 208, a Peugeot lançou também o hatchback médio 308 Feline THP, equipado com o já amplamente conhecido motor 1.6 turbo desenvolvido em parceria com a BMW. O mesmo motor, só que em uma configuração de 200 cv de potência, equipa o 208 GTi Concept, que também teve sua estrela no Salão. O tenista Guga Kuerten estava presente para apresentar o produto para a imprensa com muita simpatia.

11796

11797

Falando em superesportivos alemães, a Porsche mostrou com exclusividade o 911 Carrera 4S e o Cayenne GTS. Na Renault, o destaque foi mesmo o Novo Clio, já com a identidade visual da marca, mas outras preciosidades chamara a atenção, como o Fluence GT, versão esportiva do sedã com motor 2.0 16V Turbo de 180 cv de potência e o conceito do Duster, veículo bastante futurista.

11798

Famosa pelo visual polêmico de seus modelos, a coreana SsangYong deixou a ousadia um pouco de lado em sua renovada picape Actyon Sports, que tem sua carroceria assinada pelo designer italiano Giorgetto Giugiaro.

11794

A Subaru exibiu seu esportivo BRZ, projetado em conjunto com a Toyota, mas que ainda não estará à venda no Brasil. Os lançamentos da marca incluem o crossover Subaru XV 2.0i-S e o novo Impreza Sedan 2.0i-S. A marca ainda aproveita a ocasião para comemorar os 40 anos do sistema de tração integral AWD (All Wheel Drive), com vídeos demonstrando o funcionamento do sistema.

11793

O estande da Suzuki exaltou o início da produção do jipe Jimmy no Brasil, a partir do final deste ano. A marca ainda expôs ainda os modelos, como o Grand Vitara e SX4, com novos equipamentos de série.

Se o Toyota Etios é a solução na categoria de compactos, o híbrido Prius ganhou o estande pro ser o mais ecológico. Tradicional modelo equipado com motor elétrico e a combustão, o Prius está sendo lançado oficialmente ao Brasil, já com uma cara diferente dos que já circulam nos EUA.

11792

A Volkswagen apresentou em seu estande dois lançamentos que trazem memórias a muita gente: a nova versão do Gol com 2 portas, com design levemente mais esportivo, e o Fusca, nome que a VW adotou para o novo Beetle no Brasil.  A surpresa do estande fica por conta do pequeno SUV Taigun, conceito montado na mesma plataforma do compacto UP!, este sim será fabricado no Brasil em 2014.

11790

Com esse leque de opções, umas já no mercado e outras ainda com data indefinida, o Salão do Automóvel trouxe um gostinho bom do que a indústria automobilística está preparando para o motorista brasileiro. Qualquer que seja o segmento, uma coisa é certa, valeu a pena conferir o Salão, nem que tenha sido para ficar com muita água na boca.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php