A Honeywell Transportation Systems anuncia que produzirá no Brasil turbos Garrett com a tecnologia de geometria variável de terceira geração para motores Euro 5 de veículos comerciais leves, como picapes e vans equipadas com motor a diesel. De acordo com a empresa, uma nova linha de produção para 70 mil turbos/ano será instalada na fábrica de Guarulhos/SP e que deve começar a operar a partir de 2015. Atualmente, a capacidade instalada é de 300 mil turbos por ano.
A fabricante explica que a tecnologia de geometria variável tem como característica a alimentação do motor por intermédio de injetores móveis que acentuam a velocidade com que os gases de escape acionam o rotor da turbina. A tecnologia de 3ª geração tem atuador eletrônico, que proporciona controle preciso da pressão de sobrealimentação, melhorando a aceleração do veículo e sua eficiência. Segundo a Honeywell, em baixas rotações, os injetores permanecem mais fechados, reduzindo o espaço de passagem, o que aumenta a velocidade dos gases. Com a maior velocidade dos gases, o rotor da turbina gira mais rápido, aumentando a pressão de sobrealimentação e o torque do motor. Já nas altas rotações, quando a vazão é maior, os injetores ficam mais abertos, limitando a velocidade dos gases e melhorando, também, a pressão de sobrealimentação e o nível de potência de motor.
O diretor-geral da Honeywell Transportation Systems, José Rubens Vicari, informou que a nova linha de turbos Garrett está integrada ao programa de nacionalização dos veículos e contará com forte participação de fornecedores locais, produtores de carcaças, turbinas, rotores e outras peças em alumínio e ferro, o que também contribuirá para o aprimoramento da cadeia produtiva brasileira. José Rubens ainda disse que a nova linha de turbos Garrett de geometria variável vai atender a um amplo mercado, tanto no Brasil quanto em toda a América do Sul. Além das picapes e vans, os novos turbos poderão ser aplicados também em caminhões leves.