Os carros da Formula Indy deixarão de usar motores aspirados a partir do próximo ano. No lugar dos antigos conjuntos entrarão os motores de 4 e 6 cilindros até 2,4 litros, todos alimentados com os turbocompressores projetados para competição BorgWarner EFR. O contrato de fornecimento vai até 2016.
A Honda que desde 2006 era a única fornecedora de motores para a categoria, já anunciou que vai utilizar um V6 biturbo de 2,4 litros, 40% mais barato que os V8 de 3,5 litros e 650 cv usados atualmente. Em 2012, mais dois fabricantes passam a fornecer motores para a categoria.
Tendo o etanol como combustível, os preparadores dos novos motores poderão optar pelo uso de um ou dois turbos BorgWarner EFR, cada um com dois tamanhos de carcaça de turbina , o que dependerá do traçado de cada pista. Motores de 2,2 litros também estão sendo desenvolvidos.
A linha BorgWarner EFR foi lançada especialmente para dar mais potência a motores de 200 a 1.000 cv. Para a Fórmula Indy, este turbo foi desenvolvido com rodas de turbina em alumineto de titânio gamma, rolamentos de cerâmica e carcaça da turbina de aço inoxidável. Na próxima temporada, os motores com turbos EFR terão potência variando entre 560 e 700 cv, dependendo da preparação de cada um.