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Turbo Twin Scroll da BorgWarner está em uso em carros da BMW

BorgWarner Turbo Twin Scroll

BorgWarner destaca benefícios como possibilidade de temperaturas de combustão mais altas e respostas mais rápidas

 

A BorgWarner desenvolveu o turbocompressor twin scroll que, segundo a empresa, oferece desempenho aprimorado sob altas temperaturas graças ao uso de ligas de aço sofisticadas. O produto já está em uso em modelos da BMW dotados do novo motor 3.0 a gasolina de seis cilindros em linha. Há duas opções de desempenho: média e alta, fornecendo de 340 a 380 cv (250 a 280 kW) de potência e de 51 kgfm a 56 kgfm de torque.

Uma das vantagens desse modelo é que os dutos servem três cilindros por vez e são separados no coletor de escape e no turbocompressor. Isso evita que os gases de escape pulsantes interfiram entre si, pois são direcionados através de duas câmaras espirais separadas, ou rolos, no turbocompressor.

Além disso, bocais individuais − um menor e mais pontiagudo para obter uma resposta em baixas rotações e o outro maior e menos angulado para requisitos de alto rendimento − são direcionados à turbina. Comparado com um turbocompressor de scroll simples, um design twin scroll recupera mais energia dos gases de escape, minimiza as perdas parasitárias e melhora a capacidade de resposta em baixas velocidades do motor.

A BorgWarner também ressalta entre as inovações para o turbocompressor o uso de sofisticados materiais resistentes a altas temperaturas, o que permite o uso de temperaturas de combustão elevadas. Isso resulta em uma conversão de combustão combustível-ar superior e gases de escape mais limpos, além de permitir a redução de peso.

“A tecnologia twin scroll produz resultados semelhantes às aplicações twin turbo, mas em um pacote menor com peso e custo reduzidos. Estamos muito satisfeitos por ter trabalhado com a BMW para desenvolver e entregar esses projetos mais recentes, que utilizam ligas avançadas para alta temperatura e tecnologias de fundição que permitem ao cliente desenvolver um motor de baixas emissões que combina direção confortável com excelente desempenho e uma resposta ágil a baixas rotações do motor”, afirma Joe Fadool, presidente e gerente-geral da BorgWarner Emissions, Thermal e Turbo Systems.

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