A Honeywell fornece turbos Garrett para os motores da Scuderia Ferrari na Formula 1 a partir deste ano. Com as mudanças nas regras dos motores da Formula 1, agora, os propulsores serão 1.6 V6 turbinados com sistema híbrido-elétrico de regeneração de energia, semelhante ao que já existe em vários carros de rua. O turbo foi desenvolvido pela Honeywell em parceria com a engenharia avançada da equipe italiana. De acordo com a fabricante de turbocompressores, o resultado é um motor com força “equivalente a um propulsor dez vezes maior, utilizado em caminhões extrapesados”, mas os números não foram revelados.
“Para vencer na Fórmula 1 nosso powertrain não pode ter nenhum ponto fraco e a Honeywell nos ajudou a encontrar as soluções de downsizing que precisávamos para atender as novas regras sem comprometer a performance”, disse o diretor de motores e sistemas eletrônicos da Scuderia Ferrari, Luca Marmorini.
O vice-presidente de tecnologias avançadas e motorsport da Honeywell, Gavin Donkin, esclareceu que, apesar de a Fórmula 1 estar adotando as mesmas tendências de downsizing já vistas na indústria, os motores da temporada 2014 possuem tecnologias específicas que podem moldar os carros de rua mais avançados nos próximos anos, incluindo a área de recuperação de energia de calor. “Estamos muito entusiasmados em poder colaborar com o time mais vitorioso na história da Fórmula 1, em um pacote extremamente desafiador de novas regras estabelecidas pela FIA”, salientou.