Em parceria com outras duas empresas, a Tupy desenvolveu um motor em ferro fundido com o mesmo peso de um feito de alumínio
A Tupy apresenta um novo conceito em motores para veículos de passeio, desenvolvido para pequenos propulsores movidos a gasolina, etanol, combustíveis sintéticos, aplicações híbridas e de extensor de alcance. De acordo com a empresa, a novidade fornece um motor em ferro fundido com o mesmo peso de um feito de alumínio.
A Tupy explica que o ferro fundido vermicular, do inglês Compacted Graphite Iron (CGI), é o material padrão para produção de blocos e cabeçotes para veículos pesados e de passeio tipo V com motor a diesel. Agora, ela destaca os benefícios do CGI também para as aplicações em motores menores e movidos a gasolina.
O bloco reprojetado foi criado a partir de um motor de última geração de três cilindros de 1,2 litro, empregando superfícies de rolamento e áreas estruturais em CGI de alta resistência. Já os compartimentos externos do bloco foram fabricados exclusivamente com plástico PA66GF30 de baixa densidade e alta durabilidade.
A Tupy reforça que esse motor revisado foi atualizado simultaneamente para uma configuração híbrida com tensão de 48 volts, demonstrando sua possível aplicação em veículos híbridos. Produzidos no México, os blocos utilizam Grau CGI 550, com mais de 550 MPa de resistência à tração, o que permite o dobro da rigidez e mais que o dobro da resistência à fadiga do alumínio usado no motor original. Essa construção gerou o mesmo peso que o derivado, com tensão de 48 volts: são 20,06 kg para CGI e 20,47 kg para alumínio. Contudo, segundo a empresa, uma abordagem mais “clean” permitiria até 5% de redução de peso para o novo conceito de design CGI.
“Este passo na tecnologia de motores de ferro fundido abre novas oportunidades para o futuro do motor de combustão interna em aplicações de ICE, extensor de alcance e veículos híbridos. Com o mesmo peso do alumínio e as vantagens inerentes do ferro fundido para propriedades mecânicas aprimoradas, NVH – do inglês, Noise, Vibration, and Harshness – aprimorado, superfícies de rolamento do furo original e custo reduzido, Tupy, Ricardo e SinterCast estabeleceram uma nova referência para motores pequenos a gasolina” disse Fernando de Rizzo, CEO da Tupy.
“Do ponto de vista ambiental, os blocos de CGI são mais recicláveis do que o alumínio e consomem menos energia durante a fase de fabricação. Para fornecer um benefício de CO2 no ciclo de vida, os blocos de alumínio devem compensar a maior energia na fabricação, reduzindo o consumo de combustível durante a vida útil do veículo. Mas, quando o motor de ferro fundido é neutro em peso, o payback do alumínio não é possível”, completa.