A TRW Automotive Holdings Corp. demonstrou as vantagens da integração de seus sistemas de Direção Eletricamente Assistida (EPS) e de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), para permitir um nível maior de controle e de assistência aos motoristas em diferentes condições de dirigibilidade. Segundo a empresa, essa integração dos sistemas de freios e de direção pode melhorar o desempenho dos freios em situações que exigem a frenagem com apenas duas rodas, quando estão sobre pisos com diferentes coeficientes de atrito, em rodovias pavimentadas e sobre gelo. Além disso, oferece mais apoio e conforto ao condutor através do controle do volante.
O Controle de Torque do Volante (STC – Steering Torque Control), por sua vez, pode ajudar a corrigir situações criadas quando se esterça o volante em curvas acentuadas ou nas rápidas mudanças de pista numa rodovia. A funcionalidade do STC é produzida por meio da integração dos sistemas EPS e ESC e pela criação de algorítimos de integração para permitir a aplicação de torque no volante, na situação em que a direção está muito virada para um lado. Esse resultado, que é obtido sem a aplicação de sensores adicionais, garante uma correção mais suave da trajetória do veículo, reduzindo o risco de acidente. Além disso, o sistema de freio e de direção hidráulica operam juntos em pisos com diferentes coeficientes de atrito, para melhorar a estabilidade do veículo e a confiança do motorista.
Através de melhoramentos no software dos sistemas de direção TRW eletricamente assistidos ou por meio da adição de um módulo nos sistemas de direção hidráulica, o STC pode oferecer a compensação de efeitos de vento lateral, controle de estabilidade de trailers e compensação de movimentos causados por ondulações e por buracos na pista de rodagem.