Peça em bom estado auxilia na estabilidade e conforto
texto Murilo Marciano Santos fotos Revista O Mecânico / Yamaha Divulgação
Com 10.539 unidades vendidas de janeiro a maio de 2025, a Yamaha NMAX é um scooter que faz muito sucesso no segmento, embora venda menos que sua concorrente direta Honda PCX. Lançada no Brasil em 2016, o modelo da Yamaha atualmente está em sua terceira geração, que foi recentemente lançada em 2024.
O procedimento de troca dos amortecedores traseiros foi feito em um veículo fabricado em 2019, que estava com cerca de 55 mil km rodados. O seu motor tem 160 centímetros cúbicos de cilindrada, entregando 15,1 cv de potência e 1,47 kgfm de torque. A suspensão dianteira é do tipo telescópica com 100 mm de curso, enquanto a suspensão traseira conta com dois conjuntos de mola e amortecedor de 86 mm de curso em cada lado da motocicleta.
Ao longo dos anos, a NMAX passou por algumas atualizações em seu conjunto de suspensão, o que pode fazer com que o procedimento de substituição varie dependendo da versão ou do ano do veículo em que o serviço está sendo realizado.
A troca preventiva dos amortecedores traseiros é recomendada a cada 45 mil quilômetros. Além disso, de acordo com Ulisses Miguel, coordenador técnico da Revista O Mecânico e proprietário da oficina Mecânica de Autos Prof Xará, localizada em São Caetano do Sul, SP, para verificar a condição do componente é preciso checar se existem oscilações em excesso ao subir e descer a traseira da moto, o que indica que o amortecedor perdeu sua função e não dissipa a energia mecânica da mola corretamente. O profissional também alerta que indícios de vazamento sinalizam necessidade de troca da peça.
Passo a passo da troca dos amortecedores
1) Com a moto no cavalete central, solte as duas porcas sextavadas de 12 mm de conexão do escapamento.
2) Solte mais três parafusos sextavados de 14 mm do suporte do escapamento na lateral da scooter, para ter acesso a base do amortecedor direito. Os parafusos inferiores são mais curtos do que o superior.
3) Remova o escapamento com cuidado.
4) Solte o parafuso de 12 mm que conecta a base do amortecer no chassi da moto.
5) Remova a porca de 14 mm que conecta o amortecedor na parte superior. Para soltar o amortecedor, empurre e gire a peça para desencaixar do suporte.
6) Monte o novo amortecedor. É importante alinhar o furo da base do componente com a rosca, para não a danificar na hora de aplicar o torque.
7) Aplique o torque de 21 Nm (2,14 kgfm) no parafuso inferior e na porca superior.
8) Monte o escapamento, apertando as duas porcas sextavadas de 12 mm de conexão do escapamento e os três parafusos sextavados de 14 mm de suporte do escapamento.
9) Do lado esquerdo da scooter, para ter acesso ao parafuso da base do amortecedor é preciso soltar os dois parafusos de 10 mm da caixa do filtro de ar.
10) Solte a mangueira da caixa do filtro de ar.
11) Suspenda a caixa do filtro de ar e remova o parafuso da base do amortecedor.
12) Solte a porca superior do amortecedor e remova o componente.
13) Monte o amortecedor novo, aplicando o torque de 21 Nm (2,14 kgfm) na porca superior e no parafuso inferior, verificando o alinhamento deste último com a rosca para evitar danos.
14) Prenda a mangueira e monte os dois parafusos de 10 mm da caixa do filtro de ar.
15) Desça a scooter do cavalete e realize um teste subindo e descendo a traseira da moto para verificar o funcionamento dos novos amortecedores.
Por fim, Ulisses também pontua a importância da troca preventiva dos amortecedores, pois em caso de vazamento do fluido pode haver contaminação das pastilhas de freio, o que pode afetar a força de frenagem e trazer riscos à segurança do piloto.