Ruído na dianteira persistia no modelo mesmo após manutenção em diversas oficinas, mas com o diagnóstico detalhado foi possível ver a falha no coxim e montagem inadequada
texto Felipe Salomão fotos Diego Cesilio
A equipe da Revista O Mecânico acompanhou um procedimento completo de diagnóstico e manutenção no sistema de suspensão dianteira de um Honda Fit 2008, com mais de 160 mil km rodados. O veículo apresentava ruído persistente mesmo após reparos anteriores e sendo um veículo fácil de se encontrar no dia a dia do profissional mecânico resolvemos detalhar as boas práticas de diagnóstico, ouvindo técnicos experientes e ao mesmo tempo mostrando o passo a passo da operação. Essa pauta foi conduzida com a participação do especialista Alexandre Parise, supervisor técnico da KYB, que durante o diagnóstico detalhado analisou a falha no funcionamento do coxim e montagem inadequada dos componentes. Nesse passo a passo, foi realizada a troca do coxim, batentes e amortecedores dianteiro do compacto da Honda. Inclusive, o vídeo completo com todas as opiniões do especialista e o passo a passo detalhado estão no canal do YouTube: basta clicar no link para acompanhar o conteúdo.
Diagnóstico detalhado
O ruído relatado pelo cliente se mantinha mesmo após substituições anteriores de peças. Desta forma, a inspeção começou com o veículo no solo, verificando o comportamento da suspensão ao balançar o carro manualmente, além de ser avaliados componentes como buchas, bieletas, amortecedores, coxins e os coxins do trem de força, que podem gerar ruídos semelhantes.
Segundo Parise, um erro comum é diagnosticar o ruído apenas com o veículo suspenso no elevador. “O ideal é fazer os testes com o carro apoiado ao solo ou sobre uma vala para reproduzir as condições reais de uso”.
O especialista da KYBD também destaca que o diagnóstico correto evita retrabalho e aumenta a confiança do cliente na oficina. Peças com especificações de montadora e montagem sem adaptações garantem durabilidade ao serviço realizado. “Quando o mecânico explica o que fez e resolve o problema sem improviso, o cliente volta e ainda indica o serviço”, afirma Alexandre Parise.
Procedimento de desmontagem da coluna de suspensão
1) Com o veículo ainda no solo, foi quebrado o torque da porca do coxim com chave Allen 6 mm e chave 17. Em seguida, o carro foi levantado e a roda foi removida.
2) A bieleta foi solta com chave Allen 5 mm e chave 17. Já a fixação inferior do amortecedor foi retirada com duas chaves 17.
3) Todos os cabos do sistema de ABS e o flexível do freio foram mantidos afastados para evitar danos.
Análise dos componentes removidos
Durante a desmontagem da coluna na morsa, foi identificada uma adaptação inadequada no coxim, com o uso de pedaço de câmara de ar para tentar eliminar a folga. Com isso, o rolamento estava desmontado, com esferas soltas, o que explicava o ruído contínuo durante o uso do veículo.
Ademais, o coxim apresentava deslocamento da peça central e perda de elasticidade na borracha, o que compromete o funcionamento. Também estava com problemas, o batente de poliuretano, uma vez que estava desgastado e esfarelando, com indícios de contaminação no amortecedor.
Substituição de componentes
O amortecedor foi substituído preventivamente, considerando a quilometragem, sendo que o componente novo que foi escorvado antes da montagem. O Honda Fit 2008 também recebeu um novo kit de proteção (batente e coifa), rolamento compatível com o projeto e coxim de especificação correta. A montagem foi feita com ferramentas manuais e o torque final foi aplicado com torquímetro.
Reinstalação
4) A coluna foi reinstalada no veículo. A fixação superior recebeu torque conforme a especificação da fabricante do veículo.
5) A bieleta foi apertada com torque de 6 kgfm e a fixação inferior, com 12 kgfm.
6) A altura do prato superior da mola foi verificada, pois diferenças nesse ponto podem gerar novos ruídos.
Cuidados adicionais
As buchas superiores devem ser montadas com os bicos desencontrados. Montagens incorretas podem gerar ruídos após a troca. Por sua vez, os ruídos no eixo traseiro podem indicar rachaduras nas extremidades ou nas soldas, sendo necessário substituir o eixo em casos confirmados. Portanto, é importante evitar o uso de ferramentas pneumáticas durante a desmontagem, pois podem danificar internamente os amortecedores e coxins.