Troca da correia dentada do motor – Chery Tiggo 2.0 (1ª geração)

Substituição da peça nos prazos preconizados evita possíveis danos aos componentes do motor 

artigo por Murilo Marciano Santos   fotos Arquivo Bosch 

 

No motor, a correia dentada é responsável por transmitir o movimento do virabrequim para os eixos de comando de válvulas, sincronizando seus movimentos. Dessa forma, a sua substituição, conforme especificado pelo fabricante, é fundamental para evitar danos graves e de custos elevados no motor, como o choque entre válvulas e pistões. Pensando nisso, a Revista O Mecânico mostra como efetuar a troca da correia dentada do motor que equipa o Chery Tiggo de primeira geração.  

O procedimento apresentado é válido para o motor 2.0 que equipou o Tiggo, da Chery, entre 2009 e 2015, período anterior a joint venture com a Caoa que começou em 2018. Esse motor é aspirado, tem quatro cilindros e recebeu duas denominações ao longo da vida do SUV.

 

O motor de código SPR484F foi ofertado entre 2009 e 2013, desenvolvendo 135 cv e 18,5 kgfm de torque, enquanto o de código SQR484F foi oferecido entre 2014 e 2015 e teve pequeno acréscimo de potência, entregando 138 cv e mantendo 18,5 kgfm de torque. O passo a passo de troca da correia de sincronismo pode ser aplicado em ambos os códigos de motores. 

 

Desmontagem da correia de sincronismo 

  

1) Remova os parafusos da polia amortecedora de vibração do virabrequim (Figura A – indicação 1). 

2) Retire as tampas superior  (Figura B – indicação 1) e inferior (Figura B – indicação 2) da correia dentada. 

3) Remova a tampa de válvulas e o bujão do bloco de cilindros para liberar acesso ao travamento do virabrequim. 

4) Gire o virabrequim até que a ferramenta de sincronismo do motor código CH-20003 (Figura C – indicação 1) trave o componente completamente. Observação: a ferramenta var impedir o giro do virabrequim em qualquer direção. 

5) Instale a ferramenta de travamento dos eixos do comando de válvulas código CH-20010 (Figura D – indicação 1) para travar os eixos. Observação: a ferramenta var impedir o giro dos eixos do comando de válvulas em qualquer direção. 

6) Solte o parafuso do tensor (Figura E – indicação 1) e remova o componente. Depois, retire a correia dentada (Figura E – indicação 2). Observação: nunca gire os eixos de comando ou o virabrequim com as ferramentas de sincronismo soltas ou removidas, pois há risco de danos às válvulas e aos pistões. 

 

 

Instalação da correia de sincronismo 

 

1) Segure cada eixo de comando válvulas pela porca hexagonal do eixo e remova as tampas das polias variáveis de admissão e escapamento (Figuras F e G – indicação 1). Depois, solte os parafusos de fixação das polias. 

2) Monte a nova correia dentada nas polias, certificando-se de que as ferramentas especiais de sincronismo CH-20003 e CH-20010 estejam instaladas corretamente. 

 

3) Instale o tensor da correia dentada, sem apertar o parafuso de fixação neste momento. 

4) Com uma chave hexagonal, gire o tensor até que o ponteiro (Figura H – indicação 2) e a marca do entalhe de sincronização (Figura H – indicação 3) fiquem alinhados. Observação: Para garantir a tensão adequada, após alinhar gire o tensor de volta de 5° a 10° e retorne para o alinhamento exato. 

5) Aperte o parafuso do tensor da correia dentada com torque de 25 Nm. Em seguida, aperte os parafusos das polias dos comandos de admissão e escapamento com torque de 120 Nm (Figuras I e J – indicação 1) 

6) Reinstale as tampas das polias variáveis e aperte com torque de 30 Nm. Depois, remova as ferramentas de sincronismo. Observação: Gire manualmente o motor com duas voltas completas e reinstale as ferramentas especiais, para confirmar o correto sincronismo antes de dar partida. Depois, remova as ferramentas. 

 

7) Monte a tampa de válvulas e depois instale as tampas superior e inferior da correia dentada, aplicando torque de 7 Nm nos parafusos das tampas da correia dentada. 

 

8) Monte novamente a polia amortecedora de vibração do virabrequim, aplicando 25 Nm de torque nos parafusos. Observação: No tensor da correia de acessórios, o torque recomendado no parafuso é de 35 Nm. 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


css.php