Troca da correia de sincronismo Volvo S40 1.8 B4184S

Primeira geração do modelo utilizava plataforma Mitsubishi  

artigo por Murilo Marciano Santos   fotos Arquivo Bosch 

 

Para que haja uma correta sincronização entre o tempo de abertura das válvulas do cabeçote e do movimento dos pistões, se faz necessária a existência de uma correia sincronizadora, que faz a transmissão do movimento do virabrequim ao conjunto de válvulas. Dessa forma, a Revista O Mecânico traz o passo a passo de troca desse importante componente para o motor 1.8 do Volvo S40. 

Produzido mundialmente entre 1995 e 1999, essa geração do S40 utilizava a plataforma do Mitsubishi Carisma. Com diferentes motores, a versão 1.8 consiste em um propulsor quatro cilindros aspirado de código B4184S, que entregava 115 cv a 5500 rpm e 16,8 kgfm de torque a 4100 rpm. Esse motor já possuía tecnologias interessantes para a época, como bloco e cabeçote em alumínio e duplo comando de válvulas. 

 

Ferramentas necessárias 

Antes de iniciar o procedimento, será preciso tem algumas ferramentas listadas abaixo, para executar o serviço da maneira preconizada pela fabricante. 

Manômetro de tensão do tensor – peça Volvo n° 998 8500. 

Ferramenta de bloqueio da polia do virabrequim – peça Volvo n° 999 5433. 

Prensa para tensor automático – peça Volvo n° 999 5456. 

 

Cuidados necessários 

É importante tomar alguns cuidados básicos antes e durante a intervenção mecânica para assegurar que não haja danos no motor ou outros componentes, conforme os listados a seguir. 

  • Desligue o cabo de massa da bateria. 
  • Nunca gire o virabrequim nem o eixo do comando de válvulas com a correia de distribuição desmontada, para evitar danos e perda de sincronismo. 
  • Remova as velas de ignição para facilitar a rotação do motor. 
  • Sempre gire o motor no sentido normal de funcionamento, salvo indicação contrária. 
  • Não gire o motor pelo eixo do comando de válvulas ou outras polias. 
  • Respeite os valores de torque indicados. 

 

 

Desmontagem 

  1. A) Para iniciar o processo de desmontagem, remova os seguintes itens:
  • Tampa superior do motor. 
  • Tampa lateral direita do compartimento do motor. 
  • Correia de acessórios (não reutilizar). 
  • Polia-guia da correia de acessórios. 
  • Tampa superior da distribuição (1)

 

  1. B) Eleve o motor com um suporte e o apoie com segurança.

 

  1. C) Desmonte o suporte direito do motor.

 

  1. D) Remove o tubo rígido do ar-condicionado.

 

  1. E) Eleve e apoie a parte dianteira do veículo.

 

  1. F) Remova:
  • Roda dianteira direita. 
  • Tampa inferior da distribuição (2)
  • Os quatro parafusos da polia do virabrequim (3)

 

G) Trave a polia do virabrequim utilizando a ferramenta nº 999 5433.

 

  1. H) Remova a porca central da polia do virabrequim. Se necessário, baixe levemente o motor.

 

  1. I) Remova:
  • Ferramenta de bloqueio. 
  • Polia do virabrequim (5)

  1. J) Coloque de maneira provisória a porca central da polia do virabrequim (4).

 

  1. L) Gire o virabrequim no sentido horário até alinhar as marcas (6) e (7) de sincronismo.

 

  1. M) Fixe o manômetro de tensão à correia no ponto indicado (8), utilizando a ferramenta nº 998 8500 (9).

 

  1. N) A leitura do manômetro deve estar entre 2,5 e 4,0 unidades no aparelho. Se o valor estiver fora do especificado, substitua o tensor automático. Os valores de referência se aplicam apenas a correias usadas, ou seja, essa medição deve ser feita na etapa de desmontagem da correia de sincronismo atual.

 

  1. O) Remova o manômetro de tensão (9).

 

  1. P) Remova o parafuso superior do tensor automático (10).

 

  1. Q) Quebre o aperto do parafuso inferior do tensor automático (11), girando um pouco o componente.

 

  1. R) Remova:
  • Parafuso inferior do tensor automático (11)
  • Tensor automático (12)
  • Correia de distribuição. 

 

 

 

Montagem 

 

  1. A) Verifique se há danos ou vazamentos no corpo do tensor automático (12). Substitua, se necessário.

 

  1. B) Lubrifique o eixo do braço da polia tensora (13).

 

  1. C) Remova a anilha plástica do tensor automático (14).

 

  1. D) Com a ferramenta nº 999 5456, comprima lentamente o tirante do tensor até alinhar os orifícios (15).

 

  1. E) Introduza uma cavilha de 2 mm no orifício do corpo do tensor (16) para reter o tirante.

 

 

  1. F) Instale:
  • Tensor automático (12)
  • Parafusos do tensor automático (11) e (12) com torque de 25 Nm. 

  1. G) Confirme o alinhamento das marcas de sincronismo (6) e (7).

 

  1. H) Instale a nova correia de sincronismo começando pela polia do virabrequim e seguindo para a esquerda, mantendo a correia esticada entre as polias.

 

  1. I) Remova a cavilha do tirante do tensor (16).

 

  1. J) Pressione firmemente a correia com o polegar no ponto (17) e depois no ponto (8).

 

  1. L) Instale uma nova anilha plástica no tensor automático (14). O lado rebaixado deve ficar voltado para cima.

 

  1. M) Gire o virabrequim duas voltas completas no sentido horário.

 

  1. N) Reconfirme o alinhamento das marcas de ponto do sincronismo (6) e (7).

 

  1. O) Remova a porca central da polia do virabrequim (4).

 

  1. P) Instale:
  • Polia do virabrequim (5)
  • Ferramenta de bloqueio da polia do virabrequim. 
  • Parafusos da polia do virabrequim (3) com torque de 25 Nm + 30°. É necessário utilizar parafusos novos. 
  • Porca central da polia do virabrequim (4) com torque de 180 Nm. 

 

  1. Q) Remova a ferramenta de bloqueio da polia do virabrequim.

 

  1. R) Monte todos os demais componentes na ordem inversa à da desmontagem, finalizando o procedimento.

 

Por fim, o mecânico deve seguir as demais recomendações e instruções preconizadas pela montadora. Também, é fundamental a utilização de componentes de qualidade e atenção quanto ao prazo de troca da correia de sincronismo, pois sua ruptura pode ocasionar choque entre as válvulas e os pistões, causando danos de custos consideráveis. 

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