Primeira geração do modelo utilizava plataforma Mitsubishi
artigo por Murilo Marciano Santos fotos Arquivo Bosch
Para que haja uma correta sincronização entre o tempo de abertura das válvulas do cabeçote e do movimento dos pistões, se faz necessária a existência de uma correia sincronizadora, que faz a transmissão do movimento do virabrequim ao conjunto de válvulas. Dessa forma, a Revista O Mecânico traz o passo a passo de troca desse importante componente para o motor 1.8 do Volvo S40.
Produzido mundialmente entre 1995 e 1999, essa geração do S40 utilizava a plataforma do Mitsubishi Carisma. Com diferentes motores, a versão 1.8 consiste em um propulsor quatro cilindros aspirado de código B4184S, que entregava 115 cv a 5500 rpm e 16,8 kgfm de torque a 4100 rpm. Esse motor já possuía tecnologias interessantes para a época, como bloco e cabeçote em alumínio e duplo comando de válvulas.
Ferramentas necessárias
Antes de iniciar o procedimento, será preciso tem algumas ferramentas listadas abaixo, para executar o serviço da maneira preconizada pela fabricante.
Manômetro de tensão do tensor – peça Volvo n° 998 8500.
Ferramenta de bloqueio da polia do virabrequim – peça Volvo n° 999 5433.
Prensa para tensor automático – peça Volvo n° 999 5456.
Cuidados necessários
É importante tomar alguns cuidados básicos antes e durante a intervenção mecânica para assegurar que não haja danos no motor ou outros componentes, conforme os listados a seguir.
- Desligue o cabo de massa da bateria.
- Nunca gire o virabrequim nem o eixo do comando de válvulas com a correia de distribuição desmontada, para evitar danos e perda de sincronismo.
- Remova as velas de ignição para facilitar a rotação do motor.
- Sempre gire o motor no sentido normal de funcionamento, salvo indicação contrária.
- Não gire o motor pelo eixo do comando de válvulas ou outras polias.
- Respeite os valores de torque indicados.
Desmontagem
- Tampa superior do motor.
- Tampa lateral direita do compartimento do motor.
- Correia de acessórios (não reutilizar).
- Polia-guia da correia de acessórios.
- Tampa superior da distribuição (1).
- B) Eleve o motor com um suporte e o apoie com segurança.
- C) Desmonte o suporte direito do motor.
- D) Remove o tubo rígido do ar-condicionado.
- E) Eleve e apoie a parte dianteira do veículo.
- F) Remova:
- Roda dianteira direita.
- Tampa inferior da distribuição (2).
- Os quatro parafusos da polia do virabrequim (3).
G) Trave a polia do virabrequim utilizando a ferramenta nº 999 5433.
- H) Remova a porca central da polia do virabrequim. Se necessário, baixe levemente o motor.
- I) Remova:
- Ferramenta de bloqueio.
- Polia do virabrequim (5).
- J) Coloque de maneira provisória a porca central da polia do virabrequim (4).
- L) Gire o virabrequim no sentido horário até alinhar as marcas (6) e (7) de sincronismo.
- M) Fixe o manômetro de tensão à correia no ponto indicado (8), utilizando a ferramenta nº 998 8500 (9).
- N) A leitura do manômetro deve estar entre 2,5 e 4,0 unidades no aparelho. Se o valor estiver fora do especificado, substitua o tensor automático. Os valores de referência se aplicam apenas a correias usadas, ou seja, essa medição deve ser feita na etapa de desmontagem da correia de sincronismo atual.
- O) Remova o manômetro de tensão (9).
- Q) Quebre o aperto do parafuso inferior do tensor automático (11), girando um pouco o componente.
- R) Remova:
- Parafuso inferior do tensor automático (11).
- Tensor automático (12).
- Correia de distribuição.
Montagem
- A) Verifique se há danos ou vazamentos no corpo do tensor automático (12). Substitua, se necessário.
- B) Lubrifique o eixo do braço da polia tensora (13).
- C) Remova a anilha plástica do tensor automático (14).
- D) Com a ferramenta nº 999 5456, comprima lentamente o tirante do tensor até alinhar os orifícios (15).
- E) Introduza uma cavilha de 2 mm no orifício do corpo do tensor (16) para reter o tirante.
- F) Instale:
- Tensor automático (12).
- Parafusos do tensor automático (11) e (12) com torque de 25 Nm.
- G) Confirme o alinhamento das marcas de sincronismo (6) e (7).
H) Instale a nova correia de sincronismo começando pela polia do virabrequim e seguindo para a esquerda, mantendo a correia esticada entre as polias.
- I) Remova a cavilha do tirante do tensor (16).
- J) Pressione firmemente a correia com o polegar no ponto (17) e depois no ponto (8).
- L) Instale uma nova anilha plástica no tensor automático (14). O lado rebaixado deve ficar voltado para cima.
- N) Reconfirme o alinhamento das marcas de ponto do sincronismo (6) e (7).
- O) Remova a porca central da polia do virabrequim (4).
- Polia do virabrequim (5).
- Ferramenta de bloqueio da polia do virabrequim.
- Parafusos da polia do virabrequim (3) com torque de 25 Nm + 30°. É necessário utilizar parafusos novos.
- Porca central da polia do virabrequim (4) com torque de 180 Nm.
- Q) Remova a ferramenta de bloqueio da polia do virabrequim.
- R) Monte todos os demais componentes na ordem inversa à da desmontagem, finalizando o procedimento.
Por fim, o mecânico deve seguir as demais recomendações e instruções preconizadas pela montadora. Também, é fundamental a utilização de componentes de qualidade e atenção quanto ao prazo de troca da correia de sincronismo, pois sua ruptura pode ocasionar choque entre as válvulas e os pistões, causando danos de custos consideráveis.