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Transmissões ZF TraXon equipam novos caminhões VW

Transmissão ZF Traxon

ZF fornece transmissões de 12 e 16 velocidades, além de embreagens, para os novos VW Constellation 33.460 e Meteor 28.460 e 29.520

 

A ZF fornece as transmissões TraXon de 12 e 16 velocidades, produzidas no Brasil, para os novos caminhões extrapesados da Volkswagen. O componente equipa os modelos 33.460 da linha Constellation e 28.460 e 29.520 da linha Meteor, apresentados recentemente no mercado brasileiro. Além das transmissões, a empresa também fornece embreagens desenvolvidas especialmente para melhor desempenho do conjunto, feitas com material de atrito de última geração.

Os modelos trazem a TraXon de 12 velocidades, com a versão de 16 velocidades como opcional para aplicações especificas. Segundo a empresa, a transmissão foi personalizada para atender as demandas da montadora, com calibração do software desenvolvida em conjunto com o time de engenharia da VW Caminhões e Ônibus, atendendo aplicações on e off road com capacidades de carregamentos elevados, por volta de 74 toneladas ou mais no off road.

“Mecanicamente, a transmissão teve um desenvolvimento global com uma capacidade de torque que atende várias motorizações, desde Direct Drive com até 2.800 Nm e a versão Over Drive com até 3.400 Nm”, diz Silvio Furtado, diretor executivo de vendas para veículos comerciais e tecnologia industrial da ZF América do Sul.

Entre as modificações estão a liberação de relação de eixo mais longas, visando reduzir o consumo de combustível. “Alcançamos uma boa performance do veículo, aliado a um bom resultado de economia de combustível, com a utilização de funções no software como o “Fast Shifting”, que permitem engates mais rápidos com embreagem parcialmente aberta quando há uma condição de alta dinâmica no veículo, reduzindo tempo de engate e ganhando em consumo de combustível”, completa o executivo. Outro destaque é a função “EcoRoll”, em que o veículo rola em neutro quando é possível.

Quanto às embreagens, o revestimento do modelo S630C tem maior leveza e amortecimento axial otimizado do disco, o que suaviza o sistema, aumentando o conforto nas partidas além de ser durável e entregar melhor robustez em aplicações severas. De acordo com a ZF, a mola membrana do platô com característica especial para aplicação em transmissões automatizadas proporciona controle preciso durante toda a vida útil do conjunto. Já o disco com amortecedor torcional de baixa rigidez garante conforto acústico e protege o trem de força dos efeitos indesejados das vibrações do motor.

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