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Transmissão: Substituição das juntas homocinéticas no VW Gol 2008

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Confira o procedimento de remoção e instalação das juntas homocinéticas fixa e deslizante em um Volkswagen Gol 1.0, ano 2008

 

Texto: Flávio Faria
Fotos: Isabelly Otaviano

 

Mesmo sendo um dos componentes mais duráveis dos automóveis (quando bem usada), a junta homocinética também tem seu tempo de vida útil. É importante que o amigo mecânico oriente os clientes sobre a importância de dirigir adequadamente, sem forçar o sistema de suspensão e transmissão, e faça uma revisão a cada 10 mil km rodados. Desta forma, aumenta a probabilidade da peça alcançar uma vida útil de mais de 60 mil km.
O modelo desta reportagem, um Volkswagen Gol 2008, já passou há muito tempo desta quilometragem: está com aproximadamente 230 mil km rodados – e a coifa da junta já estava rasgada, permitindo a entrada de poeira e detritos prejudiciais para o funcionamento da transmissão. Ou seja, a manutenção neste caso era urgente.

 

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Agora, o modelo vai ganhar vida nova na sua transmissão com o kit da Perfect Peças Automotivas, empresa que está há 21 anos no mercado de reposição. A substituição dos componentes não é complicada, mas exige atenção aos detalhes. Os kits trazem todos os componentes necessários para a troca e o documento de garantia traz os valores exatos de torque para aperto. Ficaram a cargo do procedimento de substituição dos componentes com os técnicos da Perfect, Luis Augusto e Murilo Amorim, que realizarão o procedimento.

 

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Retirada da junta homocinética do veículo

 

1) Com o veículo no solo, solte os parafusos de fixação da roda. Dica: utilize a ferramenta de forma adequada, sempre em posição para empurrá-la com a palma da mão.

 

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2) Para manter o balanceamento das rodas, marque a posição, utilizando como referência o pino em relação ao furo do disco.

 

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Obs: Ao tirar a roda, marque com caneta a posição correta.

 

3) Retire o protetor de cárter, removendo os parafusos de sustentação.

 

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4) Para soltar a porca central da junta homocinética, peça a um auxiliar que pressione o pedal do freio. Aponte um parafuso no disco de freio antes de soltar a porca. Com isso, utilize a chave e um soquete adequados para girar e remover a fxação.

 

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5) Realize a soltura da porca de fixação do pivô da bandeja utilizando uma chave 16 mm.

 

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6) Desacople o pivô da bandeja fazendo a alavanca com uma chave de fenda.

 

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7) Com uma chave Allen 6 mm, solte a junta deslizante da transmissão.

 

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8) Desacople o conjunto da manga de eixo.

 

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9) Remova o conjunto da transmissão.

 

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Substituição da coifa e componentes

 

10) Corte as abraçadeiras com um alicate e remova a coifa velha.

 

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11) Utilize um sacador para junta homocinética, acople a ferramenta e rosqueie a porca no componente para conseguir soltar a peça.

 

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12) Coloque primeiro a abraçadeira menor.

 

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13) Em seguida, posicione a coifa nova no semieixo.

 

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14) Coloque a trava de segurança.

 

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15) Aplique a graxa na junta homocinética até preencher completamente a parte interna da peça. O restante que sobrar, distribua na parte interna da coifa (15a).

 

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Dica: Antes da montagem, confira se o semieixo está em boas condições, verificando as estrias da ponta (15b).

 

16) Introduza a junta homocinética no estriado do semieixo e rosqueie a porca no pino. Com um martelo de borracha, termine de encaixar a peça e certifique-se de que está se movimentando corretamente (16a).

 

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17) Cubra a junta homocinética com a coifa e aplique a abraçadeira, apertando com um alicate específico (17a).

 

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Substituição dos componentes da junta deslizante

 

18) Utilize um alicate para retirar a trava e um alicate de corte para tirar as abraçadeiras.

 

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19) Desacople a coifa da junta deslizante e retire a junta (19a) do semieixo para conseguir tirar a coifa velha (19b).

 

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20) Com um pano que não solte fiapos, retire o excesso de graxa.

 

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21) Coloque a abraçadeira e a coifa nova (21a).

 

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Atenção: verifique a condição das estrias no semieixo.
22) Introduza a junta no eixo, sempre pelo lado das estrias que possui o rebaixo maior na borda, e aplique a trava de segurança.

 

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23) Fixe a abraçadeira com um alicate.

 

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24) Aplique a graxa preenchendo completamente a região das esferas da junta. Distribua o restante da graxa no interior da coifa.

 

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25) Utilizando os guias, monte os parafusos na junta.

 

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Montagem no automóvel

Para montar novamente no automóvel, lembre-se de verificar os valores de torque de aperto no manual de aplicação da peça ou no manual de manutenção do veículo.

 

1) Posicione o semieixo no automóvel e aperte os parafusos (1a).

 

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2) Acople a bandeja no pivô, posicione e aplique o torque correto nos parafusos de fixação.

 

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3) Aplique a porca central da junta homocinética.

 

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4) Dê o aperto na porca central, com 300 Nm de torque, solte 360 graus, e dê o torque final, com 50 Nm.

 

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5) Não se esqueça de remontar o protetor de cárter.

 

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Mais informações: Perfect – 0800 726 4800

 

6 comentários em “Transmissão: Substituição das juntas homocinéticas no VW Gol 2008

  1. Boa tarde.
    Agradeço a explicação, mas gostaria de saber se este torque de 300Nm – 360° + 50Nm se está indicado para o seat ibiza 1.4 16v 6L1 de 2005?

    Desde já agradecido

  2. queria saber sobre parte elétrica também, gostaria de receber revistas e informacoes

  3. Boa tarde, aqui pra nós mas a qualidade das peças perfect é muito ruim, eu só indico no último caso. Digo isso pq sou mecânico a 10 anos, a peça não chega nem a perder a cor e já dá folga principalmente pivores, terminais etc. ..
    Precisa muito melhorar!

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