Já estão em circulação no Brasil 1.000 caminhões elétricos equipados com a transmissão de duas velocidades da Eaton
Os caminhões elétricos da FNM serão os primeiros a circular no Brasil com a transmissão Eaton de duas velocidades. O componente possui dimensões compactas e peso reduzido, de acordo com a empresa, além de oferecer alta capacidade de torque e carga.
“A Eaton oferece soluções integradas para melhorar a eficiência nos variados sistemas de powertrain de veículos leves a pesados, sejam eles à combustão ou eletrificados, sempre buscando soluções customizadas para as necessidades locais. Nos veículos elétricos, a transmissão reduz a rotação do motor, permitindo uma aceleração mais rápida e potência para as diferentes condições de cargas e locais íngremes. Além disso, contribui com um consumo mais econômico de energia, fazendo com que a bateria dure mais tempo”, afirma Sérgio J Kramer, diretor geral para Veículos Comerciais e Fora-de-Estrada da Eaton.
O produto foi desenvolvido pela divisão e-Mobility, anunciada pela Eaton em 2018 prevendo o investimento de mais de US$ 500 milhões em Pesquisa & Desenvolvimento para desenvolver novos produtos e tecnologias.
As transmissões da Eaton já equipam veículos comerciais elétricos nos Estados Unidos desde 2015. No Brasil, por enquanto, são 1.000 caminhões FNM que circulam em fase de testes pela cervejaria Ambev.