Fábrica da Toyota no ABC paulista encerrará sua operação no final do ano que vem, com transferência para as demais cidades em que a empresa atua
A Toyota do Brasil informou que irá transferir a operação da fábrica São Bernardo do Campo para as demais cidades em que já atua. São elas Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, todas no interior do Estado de São Paulo. Com isso, a planta do ABC será desativada completamente, incluindo os escritórios da área administrativa.
A empresa explica que essa mudança será realizada de forma gradual, começando em dezembro deste ano e com previsão de conclusão em novembro de 2023. A fabricante diz que deseja manter os colaboradores atuais, oferecendo a todos a oportunidade de transferência. “O movimento prevê a manutenção de 100% dos empregos dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC Paulista, inclusive com suporte à mudança, além de outros benefícios”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Atualmente, a planta de São Bernardo do Campo conta com cerca de 550 pessoas. Esta é a uma das fábricas de automóveis mais antigas do Brasil, além de ser a primeira da Toyota fora do Japão. No local, são produzidos componentes que abastecem a fábrica de motores em Porto Feliz (SP), equipando os modelos Etios, Yaris e Corolla, além de exportar peças para os EUA, para montagem do motor do sedã Camry.
A mudança faz parte da nova estratégia da marca no país, incluindo a renovação do seu portfólio, a introdução do terceiro turno em Sorocaba, a exportação de motores de Porto Feliz para a América do Norte e o investimento de R$ 50 milhões na operação de Indaiatuba. Aliás, de Indaiatuba sai o Corolla sedã, enquanto de Sorocaba saem Corolla Cross, Yaris e Etios. Já em Porto Feliz são feitos os motores desses modelos.