Toyota irá fechar fábrica de São Bernardo do Campo

 

Fábrica da Toyota no ABC paulista encerrará sua operação no final do ano que vem, com transferência para as demais cidades em que a empresa atua

 

A Toyota do Brasil informou que irá transferir a operação da fábrica São Bernardo do Campo para as demais cidades em que já atua. São elas Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, todas no interior do Estado de São Paulo. Com isso, a planta do ABC será desativada completamente, incluindo os escritórios da área administrativa.

A empresa explica que essa mudança será realizada de forma gradual, começando em dezembro deste ano e com previsão de conclusão em novembro de 2023. A fabricante diz que deseja manter os colaboradores atuais, oferecendo a todos a oportunidade de transferência. “O movimento prevê a manutenção de 100% dos empregos dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC Paulista, inclusive com suporte à mudança, além de outros benefícios”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Atualmente, a planta de São Bernardo do Campo conta com cerca de 550 pessoas. Esta é a uma das fábricas de automóveis mais antigas do Brasil, além de ser a primeira da Toyota fora do Japão. No local, são produzidos componentes que abastecem a fábrica de motores em Porto Feliz (SP), equipando os modelos Etios, Yaris e Corolla, além de exportar peças para os EUA, para montagem do motor do sedã Camry.

A mudança faz parte da nova estratégia da marca no país, incluindo a renovação do seu portfólio, a introdução do terceiro turno em Sorocaba, a exportação de motores de Porto Feliz para a América do Norte e o investimento de R$ 50 milhões na operação de Indaiatuba. Aliás, de Indaiatuba sai o Corolla sedã, enquanto de Sorocaba saem Corolla Cross, Yaris e Etios. Já em Porto Feliz são feitos os motores desses modelos.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php