Toyota instala fontes renováveis de energia em suas unidades

A Toyota vai instalar fontes de energia renovável em suas fábricas na Europa e aplicar conceitos de sustentabilidade em suas novas unidades. Em sua fábrica no Reino Unido, a montadora vai instalar um conjunto de cerca de 17 mil painéis solares, que ocupará uma área de 30,6 mil m², equivalente a quase cinco campos de futebol. A capacidade de geração estimada é de 4,6 milhões de kWh de energia limpa por ano, eletricidade suficiente para a produção de quase 7 mil veículos, além de reduzir as emissões anuais de CO2 em aproximadamente 2 mil toneladas.

Já em sua unidade na França, localizada na cidade de Valenciennes, a Toyota irá instalar uma “parede solar” para condução de calor, composta por painéis solares, no exterior da planta. A empresa explica que quando a luz do sol atinge a parede, seus painéis solares absorvem o calor, permitindo que o ar quente aqueça o interior da planta. Espera-se que sistema resulte em uma economia anual de energia elétrica en 25%, comparado aos métodos convencionais de aquecimento, além de uma redução de aproximadamente 20 toneladas nas emissões anuais de CO2.

De acordo com a empresa, aqui no Brasil, a nova planta de Sorocaba/SP é a primeira da América Latina projetada sob o conceito Ecofactory, desenvolvido no Japão, que estabelece critérios de eficiência ambiental, como rígidas metas de redução dos índices de emissões de dióxido de carbono e de compostos orgânicos voláteis, além de exigentes padrões de reutilização da água pluvial.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php