A Toyota do Brasil inaugurou oficialmente, no dia 10 de maio, sua nova fábrica de motores na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo (SP). O complexo ocupa um terreno de 872.500 m², recebeu investimentos da ordem de R$ 580 milhões (18 bilhões de ienes), e emprega, aproximadamente, 320 colaboradores.
A fábrica de Porto Feliz é a primeira planta de motores da Toyota na região e é uma das primeiras da empresa a deter todos os três processos industriais dentro de um único local (fundição, usinagem e montagem). Com capacidade anual de 108 mil unidades, ela produz os propulsores Dual VVT-i 1.3 e 1.5, de quatro cilindros, flex fuel e gasolina, que equipam o compacto Etios produzido em Sorocaba/SP, comercializado no mercado brasileiro e exportado para outros países da América do Sul: Argentina, Paraguai e Uruguai.
Segundo a Toyota, a planta de Porto Feliz possui a mais avançada e inovadora tecnologia de processos de produção, além de deter elevado grau de automação industrial, congregando máquinas de alta precisão dentro de cada estágio da linha de montagem. Para garantir a qualidade no fim do processo, ela conta com um laboratório avançado para realização dos testes de bancada. Todos estes elementos garantem qualidade superior aos motores produzidos.
A Toyota do Brasil estuda ainda, conforme anunciado em 2012, a produção de motores em Porto Feliz para equiparem o sedã médio Corolla. “A Toyota mantém seu compromisso com o crescimento da América Latina. A planta de Porto Feliz demonstra que estamos fazendo nossa parte para estimular a economia de toda a região. Em complemento às nossas operações industriais na Argentina, Brasil e Venezuela, esta nova unidade de motores reafirma a estratégia de longo prazo da Toyota, que enxerga o potencial da América Latina e Caribe para emergir como poder econômico global nas próximas décadas”, disse Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil.
O início da produção da Toyota do Brasil remonta a 1958, como o estabelecimento da unidade brasileira, a primeira operação da fabricante fora do Japão. Entre 1958 e 2001, a empresa fabricou e vendeu mais de 100 mil unidades do jipe Bandeirante. Em 1998, a Toyota começou a produção do Corolla, continuando com o plano de crescimento em sintonia com o mercado brasileiro. Em 2012, inaugurou sua fábrica de Sorocaba, onde produz o compacto Etios, nas carrocerias hatch back e sedã.