Toyota inaugura sua fábrica de motores em Porto Feliz/SP

Vista aérea da planta da Toyota em Porto Feliz/SP
Vista aérea da planta da Toyota em Porto Feliz/SP

A Toyota do Brasil inaugurou oficialmente, no dia 10 de maio, sua nova fábrica de motores na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo (SP). O complexo ocupa um terreno de 872.500 m², recebeu investimentos da ordem de R$ 580 milhões (18 bilhões de ienes), e emprega, aproximadamente, 320 colaboradores.

A fábrica de Porto Feliz é a primeira planta de motores da Toyota na região e é uma das primeiras da empresa a deter todos os três processos industriais dentro de um único local (fundição, usinagem e montagem). Com capacidade anual de 108 mil unidades, ela produz os propulsores Dual VVT-i 1.3 e 1.5, de quatro cilindros, flex fuel e gasolina, que equipam o compacto Etios produzido em Sorocaba/SP, comercializado no mercado brasileiro e exportado para outros países da América do Sul: Argentina, Paraguai e Uruguai.

Segundo a Toyota, a planta de Porto Feliz possui a mais avançada e inovadora tecnologia de processos de produção, além de deter elevado grau de automação industrial, congregando máquinas de alta precisão dentro de cada estágio da linha de montagem. Para garantir a qualidade no fim do processo, ela conta com um laboratório avançado para realização dos testes de bancada. Todos estes elementos garantem qualidade superior aos motores produzidos.

Cerimônia de inauguração da primeira planta de motores da Toyota na América Latina contou com a presença de executivos da marca, além de autoridades do Governo Federal, do Governo do Estado de São Paulo e do município de Porto Feliz
Cerimônia de inauguração da primeira planta de motores da Toyota na América Latina contou com a presença de executivos da marca, além de autoridades do Governo Federal, do Governo do Estado de São Paulo e do município de Porto Feliz

A Toyota do Brasil estuda ainda, conforme anunciado em 2012, a produção de motores em Porto Feliz para equiparem o sedã médio Corolla. “A Toyota mantém seu compromisso com o crescimento da América Latina. A planta de Porto Feliz demonstra que estamos fazendo nossa parte para estimular a economia de toda a região. Em complemento às nossas operações industriais na Argentina, Brasil e Venezuela, esta nova unidade de motores reafirma a estratégia de longo prazo da Toyota, que enxerga o potencial da América Latina e Caribe para emergir como poder econômico global nas próximas décadas”, disse Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil.

O início da produção da Toyota do Brasil remonta a 1958, como o estabelecimento da unidade brasileira, a primeira operação da fabricante fora do Japão. Entre 1958 e 2001, a empresa fabricou e vendeu mais de 100 mil unidades do jipe Bandeirante. Em 1998, a Toyota começou a produção do Corolla, continuando com o plano de crescimento em sintonia com o mercado brasileiro. Em 2012, inaugurou sua fábrica de Sorocaba, onde produz o compacto Etios, nas carrocerias hatch back e sedã.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php