A Toyota promoveu nesta quarta-feira, 27/11, a final da 19ª edição do Skill Contest, concurso com provas práticas que definiu quais os melhores consultores de serviços e técnicos automotivos de sua rede de 142 concessionárias. Ao longo de 2013, de 229 consultores de serviços e 356 técnicos automotivos que se inscreveram como competidores foram avaliados através de provas teóricas e práticas e somando pontos.
A finalíssima aconteceu no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo/SP, e teve 12 finalistas, 6 consultores e 6 técnicos final. A prova prática final teve a simulação uma situação real de atendimento, em que o cliente chega à concessionária com um problema em seu veículo. Após o primeiro atendimento, o veículo é encaminhado ao técnico automotivo que, com base nas informações passadas pelo consultor, terá que resolver os problemas que foram previamente colocados nos veículos.
Os consultores de serviços, responsáveis por fazer o primeiro atendimento, foram avaliados nos critérios de confirmação do problema apresentado; inspeção do veículo; preenchimento correto da ordem de serviço; explicação dos procedimentos ao cliente; aplicação da filosofia de serviço e Pós-Venda Toyota.
Já os técnicos foram avaliados nos seguintes critérios: segurança; utilização dos processos técnicos; utilização das ferramentas adequadas; metodologia de processos e diagnósticos; metodologia e procedimento de reparo; e também a aplicação da filosofia de serviço e Pós-Venda Toyota
Segundo a fabricante de automóveis, os vencedores de cada categoria vão receber home theater e uma viagem de uma semana ao Japão para um evento organizado pela Toyota Motor Corporation, juntamente com os melhores consultores e técnicos de todas as afiliadas da empresa no mundo. Os segundos colocados receberão uma TV LCD cada e os terceiros um smartphone.