A TMD Friction anunciou que conseguiu a primeira homologação da indústria automobilística para produzir, em série, pastilhas de freio isentas de cobre em sua composição como equipamento original para veículos de alto desempenho. A montadora de veículos que fez a homologação não foi revelada, mas a TMD Friction diz que se trata de um tradicional fabricante alemão de veículos de luxo. As pastilhas sem cobre, segundo a fabricante, irão equipar o eixo dianteiro de um novo veículo a ser lançado no mercado ainda este ano.
Também de acordo com a TMD Friction, outros fabricantes de veículos estão testando o mesmo material e mais homologações são esperadas ainda em 2013. “O desafio em desenvolver esta nova formulação de material de atrito foi o de achar um substituto adequado para o cobre, reunindo suas positivas características físicas e químicas. E substâncias como ouro, prata, alumínio, níquel ou chumbo, que são os únicos com características semelhantes, estavam fora de questão, tanto por custo como por razões toxicológicas”, explica Andrew Dilnot, vice-presidente senior de Desenvolvimento de Produto da TMD Friction.
“Como as montadoras trabalham cada vez mais com vendas internacionais baseadas em estratégias de plataformas globais, elas também pressionam mudanças tecnológicas na Europa apesar do requisito legal valer por enquanto somente para alguns estados norte-americanos. Por isso, os fabricantes europeus de veículos planejam oferecer exclusivamente sistemas de freio com material livre de cobre no mundo inteiro”, finalizou Andrew.