TMD Friction desenvolve lonas especiais para atender norma americana

Desde o início deste mês a NHTSA (National Highway Traffic Safety Association), órgão governamental que regulamenta as leis de segurança nas autoestradas americanas, estabeleceu que veículos comerciais (caminhões, ônibus, carretas e tratores) equipados com freio a ar e peso bruto superior a 31.750 kg, sejam produzidos com distância de frenagem reduzida em 30%.

Para atender a especificação, o fabricante de materiais de atrito, TMD Friction, foi consultado pela Arvin Meritor, desenvolvedor de sistemas de freio, a respeito da fabricação de novos materiais capazes de cumprir a nova norma. O desafio será atendido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da TMD em Indaiatuba/SP e outra unidade sua nos Estados Unidos

A colaboração entre as unidades brasileira e americana da companhia resultou no desenvolvimento de materiais de atrito denominados “High Friction” (alto atrito). E estes produtos já estão sendo exportados para a Arvin Meritor dos Estados Unidos desde o mês de junho passado.

Segurança extra

O limite de parada estabelecido para veículos pesados era de 108 metros a 60 km/h e passou para 76 metros na mesma velocidade. Ou seja, 32 metros a menos a serem percorridos a partir do acionamento do pedal de freio. Mas, como medida de segurança extra, os sistemistas solicitaram de seus fornecedores outros 10% no limite de distância de frenagem estabelecido pela lei. Ou seja: parada em 68 metros a 60 km/h!

Segundo estatísticas existentes, a maioria dos acidentes nos Estados Unidos envolve carretas articuladas. Com a nova norma, a NHTSA projeta que, anualmente, cerca de 200 mortes e 300 lesões graves serão evitadas, além de prejuízos materiais calculados em US$ 170 milhões.

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