A Tirreno inaugurou, em 8 de abril, sua unidade preparadora de ARLA 32. A substância será usada nos caminhões equipados com SCR (sistema de redução catalítica seletiva), que será obrigatório para os veículos pesados novos fabricados a partir de janeiro de 2012, quando entrará em vigor no Brasil os limites de emissão de poluentes da resolução Proconve P7, equivalente à norma européia Euro V.
O acordo com grupo alemão Kruse para o fornecimento de uréia (um dos componentes principais da substância) possibilitou à Tirreno estabelecer a primeira linha industrial de preparação e envase específica para o composto no Brasil. De acordo com a empresa, a expectativa para 2011 é que sejam produzidos 7.200 m³ do produto, e, em 2012, é esperado atingir a capacidade total de 12.000 m³/ano.
A empresa já fornece ARLA 32 para diversas montadoras que estão em fase de homologação do produto. “Nosso pioneirismo no desenvolvimento do ARLA 32 no Brasil, em parceria com a Kruse, vai garantir às montadoras e distribuidoras um produto que atende às mais rigorosas exigências do mercado”, completa.
O litro do ARLA 32 deverá custar ao consumidor brasileiro valores próximos ao do diesel. “A boa notícia é que, com o novo sistema SCR, o caminhão deverá consumir menos diesel em relação aos caminhões atuais”, afirma Joel Lopes, especialista de fluidos da Tirreno. “Assim, o que o transportador economizar com o diesel compensará o gasto com o ARLA 32. Com a vantagem de o veículo ser ecologicamente mais limpo”, complementa Joel.