Teto solar nos veículos completa 70 anos

2513Em 1937, saiu da linha de montagem o Mercedes-Benz 170V, o primeiro carro equipado por uma montadora com teto solar. Este primeiro teto solar foi produzido pela Webasto, multinacional alemã e está presente em todos os carros que saem de fábrica com o equipamento no mercado brasileiro. O teto solar do Mercedes-Benz 170V era produzido em lona, tecnologia que continuou a ser utilizada até os anos 60, sendo substituída pela chapa de aço. No Brasil, o primeiro veículo a sair de fábrica com o equipamento foi o Fusca, em 1965.

Nos anos 90, o produto sofreu reformulação como maior dimensão e comando elétrico para abertura e fechamento, além de grande área envidraçada. Nos últimos anos, o teto solar incorporou visual mais esportivo e com design diferenciado. Outra novidade recente, em alguns modelos, é a troca do vidro pelo Policarbonato, um tipo de plástico que é 50% mais leve que o vidro e oferece maior durabilidade e permite a criação de novos formatos.

A Webasto produz por ano no mundo cerca de 5 milhões de unidades do produto para atender montadoras e mercado de reposição, volume que corresponde à metade das vendas mundiais do equipamento no planeta. No Brasil, a empresa possui 60 revendedores autorizados e oferece sete modelos de teto solar para atender diferentes veículos.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php