Tensionadores que travam costumam destruir correias dentadas: entenda

Em caso de uso severo do veículo a correia dentada tem que ser trocada com 30 mil km

Correias de sincronismo, que popularmente são chamadas de correias dentadas, ainda geram muitas dúvidas, como a de Diógenes Lucas, que enviou por e-mail uma longa pergunta para o Mecânico Responde.

“Tenho um Celta 2011 1.0L e está com 102.000 km atualmente, tenho ele desde 0km e faço a manutenção preventiva sempre. Porém, no final do ano, quebrou a correia dentada com 42.000 km de uso, como o manual recomenda a troca a cada 60.000 km, achei que estava tudo normal.

Levei no mecânico e ele trocou a correia dentada, a correia do alternador e os 8 balancins do cabeçote, pois tinha quebrado apenas o primeiro, mas ele optou por trocar todos. Ao ligar o carro, funcionou normalmente sem falhas ou perda de potência. O mecânico informou que se não falhasse na primeira partida ou não perdesse a potência, eu poderia ficar tranquilo e assim aconteceu, estou andando até hoje com ele dessa forma, já rodei 1000 km assim”, questionou Lucas.

 

Para respondê-lo, a Revista O Mecânico enviou a dúvida para o consultor técnico e, também, professor Fernando Landulfo, que informou sobre a importância do uso severo e dos tensionadores. “O manual diz a troca a 60 mil km no uso normal. Mas se você utiliza o veículo de maneira severa a troca cai pela metade. Portanto, ela deveria ter sido trocada aos 30 mil km. Tensionadores que travam costumam destruir rapidamente as correias dentadas, bem como vazamentos de óleo, que pode contaminar a correia e gerar mais problemas”, analisou.

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