Em provas de automobilismo como a Stock Car, correr com os pneus aquecidos e mantê-los assim durante toda a prova é um fator determinante para que o veículo obtenha bom desempenho. De acordo com o coordenador de Eventos Esportivos da Goodyear, Vinicius Sá, a temperatura ideal do pneu de Stock Car varia de 80°C a 100°C ao longo da banda de rodagem.
Para atingir tal ponto, uma das técnicas utilizadas pelos pilotos é andar em ‘zigue-zague’ na volta de apresentação. Calibrar os pneus com ar seco também contribui para um boa performance. “A umidade interfere na calibragem dos pneus e, consequentemente, na temperatura, o que reflete na aderência”, explica.
Assim como nas pistas, os pneus de veículos de passeio também aquecem. Porém, além de buscar a melhor aderência, são responsáveis pelo conforto. Neste caso, Vinicius recomenda que a calibragem seja feita sempre com os pneus frios. “Se estiverem quentes, o valor medido será sempre maior do que quando estão frios, e os valores de referência têm como base os pneus frios”, finaliza.