Tecnologia e conforto colocam Peugeot 408 na briga dos sedãs

Mesmo sem um câmbio mais moderno e o mesmo motor 2.0 do 307, o sedã tem atributos que o colocam no páreo na briga acirrada da sua categoria, com muita beleza e requinte
Carolina Vilanova

Beleza, requinte e conforto. Características mais do que presentes no novo Peugeot o 408, que chega para substituir a versão três volumes do 307, com desenho digno dos tradicionais modelos da marca. Dono de um arsenal de recursos tecnológicos, o veículo já está nas concessionárias pronto para concorrer num mercado de gigantes, em que estão campeões de vendas como Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Vectra e o também novo Renault Fluence.

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O 408 está disponível em três versões de acabamento: Allure, com opção de câmbio manual ou automático; Feline e Griffe, ambas com transmissão automática. Para essa matéria, testamos a versão topo de linha Griffe automática, que demonstrou, acima de tudo, muita beleza, conforto e prazer ao dirigir. Com um estilo exclusivo, o sedã apresenta um ótimo acabamento interno, alto nível de tecnologia embarcada, um interior bastante espaçoso e requintado, com muito conforto e ergonomia para passageiros e motorista.

Sem dúvidas, o 408 chama atenção por onde passa, sempre carregando o DNA da marca, registrado, principalmente, pelos faróis felinos de quatro refletores e pelas linhas bem dinâmicas e harmoniosas. A parte dianteira é marcada pela grande grade frontal e os vincos do capô, que completam o visual com o logotipo do Leãozinho que ficou maior e mais destacado no carro.

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Seguindo as linhas da lateral do carro, pode-se perceber uma tendência clean, ou seja, limpa e sem frisos ou outros detalhes, apenas fluidez até a traseira com dinamismo que termina no spoiler integrado à tampa do porta-malas. As lanternas traseiras fecham com muito requinte o desenho do 408, com um formato que se alonga pela lateral do carro, com o charme da cor rubi. É um carro de dimensões grandiosas: são 4,69 metros de comprimento, uma largura de 1,815 metro e um entre-eixos de 2,71 metros.

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Por dentro, o espaço é amplo e o acabamento primoroso, o que na verdade é mais uma característica da Peugeot, desde a qualidade e a textura dos materiais utilizados até as cores escolhidas, de muito bom gosto e sofisticação. Ótimo espaço para as pernas do passageiro, vários porta-trecos espalhados pelo carro e detalhes cromados que dão um toque especial ao modelo.

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Outro destaque é o painel de instrumentos com fundo branco que acolhe o computador de bordo, proporcionando boa visibilidade e mostradores modernos que, mais uma vez, remetem ao estilo da marca. Quando equipado com o sistema de navegação, o 408 ganha mais um charme: a tela de 7 polegadas retrátil do GPS com três posições de inclinação.

Debaixo do capô

Mas se por fora, o 408 não traz nada do seu antecessor, debaixo do capô, o conjunto do 307 foi mantido com a adoção do motor 2.0 l 16V Flex, capaz de gerar potência máxima de 151 cv a 6.000 rpm com álcool e torque máximo de 22 kgfm a 4.000 giros. Quando abastecido com gasolina, o modelo alcança os 143 cv aos 6.250 giros.

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O powertrain é completado pelo câmbio manual de cinco marchas ou com o a nova transmissão automática AT8, de quatro velocidades, o que ainda não é o ideal, apesar de funcionar com muita precisão e suavidade nos engates. Para minimizar essa questão, a Peugeot vai lançar a partir do segundo semestre, o 408 que tem como opcional o conjunto motor 1.6 l Turbo High Pressure de 165 cv e a caixa automática sequencial de seis marchas, ambos presentes no 3008.

Em relação à dirigibilidade, o 408 está bem cotado, principalmente, pela facilidade de manobras que proporciona com a assistência eletro-hidráulica da direção. Em estabilidade, também ganha com um conjunto de suspensão robusto e macio, afinal é um sedã que privilegia conforto e baixo nível de ruído. Isso é possível por conta das articulações flexíveis entre a suspensão e a longarina.

A suspensão dianteira é construída sobre rodas independentes do tipo McPherson, com barra estabilizadora e molas helicoidais. A traseira também é independente com travessa deformável e barra integrada. Os amortecedores são do tipo hidráulicos pressurizados. De acordo com a engenharia da marca, as bitolas dianteiras e traseiras largas, assim como a largura importante dos pneus e das rodas, agem de maneira positiva com relação ao desempenho, a precisão e a estabilidade do veículo, tanto em linha reta quanto em situação de desaceleração ou de frenagem em curva. E o ângulo do trem dianteiro, com uma cambagem negativa de – 0,2º, favorece a precisão e a rapidez de reação do veículo.

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O quesito segurança também destacado no 408 com a adoção de um sistema de freios eficiente e rápido, composto por discos dianteiros ventilados e discos traseiros sólidos. Todas as versões oferecem o ABS como item de série. Já os sistemas de controle de estabilidade, frenagem de emergência e distribuição eletrônica de frenagem são opcionais. Pode contar com a até seis airbags por todo o veículo.

Além da tela de navegação, outras tecnologias foram incorporadas ao veículo, entre elas os faróis bi-xenon direcionais e o auxílio ao estacionamento dianteiro e traseiro. O 408 também é o primeiro veículo a circular no País ostentando uma nova forma do logotipo do Leão da marca.

Fabricado na Argentina, o novo sedã tem preço que começa em R$ 59.500 na versão e entrada com câmbio manual e pode chegar a R$ 79.900 com o modelo topo delinha com transmissão automática.

Ficha técnica 
Motor:  

EW10A
Número de cilindros 4
Número de válvulas  16
Cilindrada   2.0 L
Potência:   151 a 6.000 rpm (álcool) e 143 a 6.250 rpm (gasolina)
Torque   22 kgfm a 4.000 rpm (álcool) e 20 kgfm a 4.000 rpm (gasolina)
Alimentação:  Injeção eletrônica multiponto seqüencial

Transmissão:
Tração dianteira
Caixa de mudanças Manual (5 frente e 1 ré) ou Automática Sequencial Tiptronic System Porsche

Direção: 
Com assistência eletro-hidráulica

Suspensões:
Dianteira Rodas independentes, pseudo McPherson, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados
Traseira Rodas independentes, com travessa deformável e amortecedores hidráulicos pressurizados

Freios:
ABS
Dianteiros Discos ventilados
Traseiros Discos
Pneus  205 / 55 R16  225 / 45 R17

 

 

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