Tata adquire Jaguar e Land Rover e poderá entrar no Brasil

Foi anunciado ontem (26/03) que o grupo indiano Tata adquiriu por US$ 2,3 bilhões as marcas britânicas Jaguar e Land Rover, da americana Ford. Olivier Girard, diretor de Transporte, Infraestrutura e Logística da Trevisan Consultoria, entende que esta compra representa o primeiro passo para entrada da Tata no mercado brasileiro, já que há importadores das duas marcas no País.

O executivo destaca que a Tata lançou recentemente o modelo Nano, no valor R$ 4 mil na Índia, e portanto pode ser atrativo para o mercado doméstico. “É claro que este veículo tem um nicho diferente das marcas Jaguar e Land-Rover no Brasil, mas a pergunta é qual será a estratégia da Tata referente à manutenção ou não dos importadores das duas marcas no País. Caso ela realmente tenha interesse em ingressar no mercado brasileiro com seus produtos, poderá se apoiar no conhecimento de mercado desses importadores”. Girard cita que o importador da Jaguar no Brasil é o mesmo grupo que trouxe a Citroën ao País nos anos 90 e que até hoje é dono da maior parte das concessionárias da marca no Brasil.

Para o consultor do Núcleo de Negócios Internacionais da Trevisan Consultoria e professor da Trevisan Escola de Negócios, Olavo Henrique Furtado, esta movimentação do grupo indiano demonstra, por um lado, algo potencialmente novo em um setor restrito a um número limitado de empresas transnacionais e que é reflexo de uma nova configuração do capitalismo que deve levar em conta as empresas de países emergentes.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php