Suspensão | Troca dos amortecedores do Chevrolet Corsa Sedan

foto de abertura

Confira o procedimento de diagnóstico e substituição completa dos amortecedores do Chevrolet Corsa Sedan 1.0 2007

A segurança dos veículos depende de diversos componentes e sistemas que vão desde o chassi até os airbags dentro da cabine. Porém, um sistema que garante tanto a segurança quanto o conforto do condutor e passageiros é o sistema de suspensão. Dentre os componentes que formam todo o sistema da suspensão estão os amortecedores, que são essenciais para manter os pneus do veículo em contato constante com o solo, além de controlar a velocidade de oscilação da suspensão.

A manutenção dos amortecedores e do sistema de suspensão é fundamental para garantir o correto funcionamento do componente e a segurança do veículo. O mecânico deve ficar atento a possíveis sintomas que o proprietário do veículo possa se queixar como falta de estabilidade em curvas, excesso de oscilações da carroceria e aumento da distância de parada do veículo durante as frenagens.

O diagnóstico do sistema de suspensão também pode ser realizado através da observação visual dos componentes da suspensão, especialmente do amortecedor, em busca de amassamento do tubo, riscos na haste ou vazamento de óleo, todos indicadores de desgaste ou avarias. Atenção também para ruídos provenientes da suspensão e para o desgaste irregular das bandas de rodagem dos pneus, que podem indicar problemas no amortecedor.

O proprietário do veículo utilizado nesta reportagem não se queixava de nenhum problema durante a condução. Porém, o veículo é de uso severo por causa da utilização diária no tráfego intenso para locomoção até o local de trabalho, contava 160 mil km rodados e não havia passado por manutenção no sistema de suspensão nos últimos 6 anos.

Falta de manutenção

Falta de manutenção na suspensão causou desgaste irregular nos pneus dianteiros: peças gastas e deformadas pelo
uso alteram geometria das rodas

As consequências da falta de manutenção periódica podem ser percebidas durante análise do sistema de suspensão e desmontagem do amortecedor, realizada pelo Assistente Técnico da Marelli Cofap Aftermarket, Ricardo Trava Bomfim.

Foto 3

Uma das buchas da bandeja de suspensão dianteira apresentava folga, enquanto foi analisado que no mesmo eixo dianteiro outra bucha apresentou trincas, mas desta vez na bandeja do outro lado. A coifa da homocinética apresentou grande corte, prejudicando toda a vedação, sujeitando-se a forte contaminação do componente. Ao retirar um dos amortecedores dianteiros, o batente praticamente não existia devido à forte deterioração que o componente sofreu.

Foto 4

No procedimento de montagem da torre do amortecedor, o mecânico deve se atentar com a posição de montagem do prato superior que possui um localizador. Ele é aplicado em veículos que possuem ou tem ausência da bieleta (como é o caso do veículo analisado nesta reportagem) e podem seguir duas instruções para montagem:

a) A torre do amortecedor do lado esquerdo do veículo, precisa ser montada com o localizador do prato voltado para frente do automóvel. Já o lado direito, o localizador é voltado para a traseira do veículo.

b) A segunda possibilidade de instalação, é manter o localizador do prato superior voltado para a ponta da mola inferior em ambos os lados.

DIAGNÓSTICO NO SISTEMA DE SUSPENSÃO DIANTEIRA

1) Eleve o veículo e, com o conjunto roda/pneu ainda montado verifique se há folga com o rolamento da roda na posição vertical. Não exerça força excessiva.

2) Na posição horizontal, faça o mesmo procedimento. Desta maneira, foi constatado a suspeita de folga com a caixa de direção ou com o terminal axial da direção.

Foto (1 e 2)

3) Analise os pneus e verifique se há desgaste irregular nas bandas de rodagem. Nesse caso, o pneu apresentou forte desgaste na parte interior de sua banda de rodagem, indiciando possíveis problemas com o alinhamento do veículo.

foto 3

Obs: Com os pneus calibrados, é possível medir a altura livre do veículo ao solo a fim de se verificar uma possível fadiga das molas. Essa medida é encontrada no manual de reparação do veículo.

4) Erga completamente o veículo para analisar possíveis folgas na parte inferior dos componentes da suspensão. Utilize uma alavanca e realize leves movimentos para analisar se o pivô possui alguma folga.

Foto 4

5) Verifique as duas buchas da bandeja de suspensão. Comece pela bucha da frente (5a), não é necessário aplicar força, apenas uma pequena movimentação para analisar se os componentes acompanham o movimento ou se ficam estáticos. A segunda bucha, logo atrás, apresentou uma trinca (5b), sendo necessário sua substituição.

Foto 5a e 5b

6) Ao analisar a coifa da homocinética, notamos a presença de um grande corte, sendo necessário à sua substituição.

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7) Desça o veículo e apoie-o no solo para afrouxar os parafusos do conjunto roda/pneu. Retire o torque da fixação superior da torre do amortecedor. Utilize a ferramenta Raven 133207 em conjunto com uma chave-estrela 22 mm para movimentar a porca e trave o parafuso central com a chave-estrela 14 mm.

Foto 7

8) Suspenda o veículo, retire as rodas. Use um soquete 18 mm e trave o parafuso superior e inferior. Utilize uma chave de boca 18 mm para remover as porcas que prendem os parafusos para fixar o amortecedor na manga de eixo.

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Obs: Não remova os parafusos, pois, é necessário apoiar a manga de eixo em um cavalete para que não fique pendurado após a remoção da fixação do coxim superior da torre do amortecedor.

9) Após apoiar a manga de eixo no cavalete (9a), remova os parafusos de fixação para soltar a manga de eixo do amortecedor (9b).

Foto 9a e 9b

10) Retire a porca da fixação superior do amortecedor com o coxim (10a). Remova a torre do amortecedor por completo (10b), leve-o para a bancada para desmontagem e análise dos componentes.

Foto 10a e 10b

ANÁLISE E MONTAGEM DO AMORTECEDOR DIANTEIRO

11) Prenda o amortecedor à morsa e retire o torque da porca de fixação da haste do amortecedor no coxim com auxílio da ferramenta amor tecedor. Utilize a ferramenta Raven 133207 em combinação com a chave-estrela 22 mm e um soquete 19 mm. Não remova a porca por completo, apenas retire o torque.

Foto 11

12) Utilize o compressor de mola para reter a tensão da mola helicoidal. Analise se as garras estão bem firmes, para evitar que os elos escapem, provocando algum acidente.

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13) Retire a porca de fixação da haste por completo e remova o coxim (13a), o prato superior que possui o rolamento e a coifa (13b). Retire a mola helicoidal da haste do amortecedor (13c).

Foto 13a, 13b e 13c

14) Retire o batente do amortecedor. Note o seu estado de deterioração.

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15) Analise as condições da haste do amortecedor. Verifique se há indícios de vazamento, manchas escurecidas ou amassamento. A haste apresentou mancha escurecida, ocasionada pelo desgaste gradativo de ação do componente.

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16) Realize um breve teste de compressão e tração na haste do amortecedor. Verifique se a ação de subida e descida da haste apresenta algum tipo de travamento e se ela apresenta desgaste excessivo.

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17) Analise as condições do apoio superior da mola. Caso não haja trincas ou deformações, o componente pode ser mantido na montagem do novo conjunto.

Foto 17

18) Segundo o assistente técnico da Marelli Cofap Aftermarket, a mola helicoidal pode ser utilizada caso não seja constatado trincas, sinais de oxidação ou algum de seus elos batendo. “Com relação a mola, vamos verificar se ela não está enferrujada, descascada e com os elos batendo”.

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19) Compare os demais itens removidos do amortecedor, com os novos que serão utilizados para montagem no novo conjunto. Coxim (19a), o conjunto do prato superior com seu rolamento e coifa (19b) e o batente do amortecedor (19c). Este que apresentou situação crítica de deterioração.

Foto 19a, 19b e 19c

20) Posicione o novo amortecedor na bancada e inicie o procedimento de escorvamento. O assistente técnico Ricardo Trava Bomfim informa sobre a quantidade que deve ser realizado o processo de comprimir e tracionar a haste “Devemos perceber que está totalmente preenchido o tubo de pressão com óleo, quando não há folga na subida e nem na descida da haste do amortecedor”.

Foto 20

Obs: Após o procedimento de escorvamento do amortecedor, mantenha o conjunto na vertical para que não seja perdido o processo realizado.

21) Inicie a montagem dos componentes no conjunto com a mola helicoidal. Observe o ponto de apoio do elo inferior com o prato do amortecedor. Use o compressor de mola para reter a pressão da mola helicoidal enquanto instala os demais componentes.

Foto 21

22) Instale o batente na haste, lembrando que a posição de montagem para este componente, a parte cônica deve permanecer para baixo (22a). Na montagem do apoio de borracha superior do elo da mola, atente-se com a posição de montagem (22b). Insira o prato superior ao conjunto (22c).

Foto 22a, 22b e 22c

23) O prato superior possui posição de montagem com seu referencial. Conforme o Assistente técnico da Marelli Cofap, há duas possibilidades de montagem. “O referencial deve estar voltado para a frente do veículo, no lado esquerdo e para o lado direito voltado para a traseira do veículo. Outra maneira de efetuar a montagem é observar que a referência esteja alinhada com a ponta do elo inferior da mola para ambos os lados”.

Foto 23

24) Instale o coxim e a porca da haste (24a). Apenas aperte a porca na haste para fixar o conjunto (24b). O torque final será aplicado com a torre do amortecedor instalado no veículo e com as rodas apoiadas no chão.

Foto 24a e 24b

25) Remova o compressor de mola e leve a torre do amortecedor ao veículo para instalação.

Foto 25

26) Instale a parte superior da torre com a carroceria (26a). Na parte inferior, fixe os parafusos do amortecedor à manga-de-eixo com auxílio de um soquete 18 mm e uma chave- -estrela 18mm (26b). Ao final, use o torquímetro e aplique o torque de 80 na porca que prende os parafusos do amortecedor com a manga de eixo (26c).

Foto 26a, 26b e 26c

27) Após instalar o conjunto roda/pneu na manga-de-eixo, desça o veículo para apoiá-lo ao solo. Remova a fixação superior que interliga a torre do amortecedor na carroceria (27a). Esse procedimento é necessário para aplicação do torque na porca da haste. Utilize um soquete 26 mm e aplique o torque de 55 Nm (27b).

Foto 27a e 27b

28) Instale o suporte que faz a ligação entre a torre do amortecedor com a carroceria do veículo (28a). Utilize a ferramenta Raven 133207 para encostar a porca e finalize o procedimento com o torquímetro. Aplique o torque de 55 Nm (28b).

Foto 28a e 28b

29) Aplique o torque de 110 nos parafusos das rodas. Lembre-se de efetuar o aperto em ordem cruzada.

Foto 29

DIAGNÓSTICO DA SUSPENSÃO NO EIXO TRASEIRO

30) Para analisar o sistema de suspensão do eixo traseiro, eleve o veículo e realize os testes citados nos passos nº2, nº3 e nº5. A bucha de suspensão do eixo traseiro, do lado esquerdo, apresentou folga. Sendo necessário a troca do componente.

Foto 30

31) Verifique as condições das molas, se há existência de trincas, marcas de elos batendo e oxidação no componente.

Foto 31

32) Após analisar os componentes da suspensão no veículo, apoie-o no solo e com o porta-malas aberto, inicie a remoção da fixação superior do amortecedor. Retire a capa protetora (32a), em seguida, utilize uma chave-estrela 16 mm e uma chave para travamento da haste do amortecedor para retirar a porca de fixação superior do amortecedor (32b). Remova a arruela de encosto e a bucha superior (32c).

Foto 32a, 32b, 32c

33) O veículo foi erguido para remoção do parafuso de fixação da parte inferior do amortecedor (33a) e a retirada do amortecedor por completo (33b), sem apoio dos pneus. Ricardo Trava Bomfim explica sobre esse procedimento “Nós erguemos o veículo sem a necessidade de apoiar as rodas, porque nós temos o amortecedor do outro lado limitando o curso desse eixo.”. E alerta “Caso seja trocado os dois amortecedores de uma só vez, o ideal é apoiar o pneu para que não force o flexível do freio e que a mola não saia do seu lugar”, conclui o assistente técnico da Marelli Cofap.

Foto 33a e 33b

34) O amortecedor será substituído por um conjunto novo. Posicione o novo amortecedor na bancada e realize o processo de escorvamento.

Foto 34

35) Após o escorvamento, mantenha o amortecedor na vertical e leve-o para instalação no veículo (35a). Insira o parafuso na fixação inferior do amortecedor com o eixo traseiro (35b). O torque de aperto será aplicado com o veículo na rampa de alinhamento.

Foto 35a e 35b

36) Desça o elevador e com o veículo apoiado ao solo, efetue a fixação dos componentes superiores do amortecedor. Comece pela bucha (36a), atente-se a posição de montagem correta. Instale a arruela com seu lado abaulado para baixo (36b).

Foto 36a e 36b

37) Em seguida, use uma chave combinada 17 mm e a chave para travamento da haste do amortecedor para encostar a porca da fixação superior (37a). Após, mantenha a chave para travamento da haste e use o torquímetro para aplicar o torque de 20 (37b).

Foto 37a e 37b

Obs: Não esqueça de colocar a capa protetora superior ao final da aplicação do torque. A capa tem a função de evitar a emissão dos ruídos causados pelo trabalho natural do amortecedor.

RAMPA DE ALINHAMENTO

38) Leve o veículo a rampa de alinhamento. Aplique o torque de 65 no parafuso de fixação inferior do amortecedor ao eixo. Obs: Antes de efetuar o alinhamento do veículo, verifique a calibração dos pneus.

Foto 38

39) Realize o procedimento de alinhamento com os dados indicados pela montadora no manual do proprietário do veículo (39a) e (39b).

Foto 39a e 39b

Obs: Antes de efetuar o alinhamento do veículo, verifique a calibração dos pneus.

AMORTECEDORES UTILIZADOS:

GP30133 (dianteiro esquerdo);

GP30134 (dianteiro direito) e GB48075 (traseiro, ambos os lados).

Aplicações servem tanto ao Corsa Hatch quanto ao Sedan da mesma geração (2002-2012) com diferentes motorizações.

Recomenda-se consultar a fabricante.

artigo por Vitor Lima | fotos Lucas Porto e Vinicus D’Angio

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