Suspensão ativa ou convencional? Veja mitos e verdades
O aumento de veículos equipados com suspensão inteligente no mercado de reposição tem gerado dúvidas entre profissionais da manutenção. A tecnologia, que integra módulos eletrônicos ao sistema de suspensão, vem sendo aplicada com mais frequência nos modelos lançados recentemente. A DRiV, por meio da marca Monroe, é uma das fornecedoras desse tipo de sistema. Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da empresa, respondeu a algumas das principais dúvidas sobre o tema.
O uso de componentes eletrônicos nas suspensões automotivas teve início há cerca de 30 anos, inicialmente em veículos de alto desempenho e modelos de maior valor. Aos poucos, passou a ser incorporado em versões de diferentes categorias. Esse avanço abriu espaço para questionamentos sobre a substituição dos sistemas mecânicos tradicionais.
Segundo Caretta, há espaço para as duas soluções no mercado. “Em aplicações de alta performance, a adoção de conjuntos inteligentes contribui para uma maior precisão na condução. Em outros casos, um sistema mecânico consegue atender plenamente às condições de uso mais severas, entregando altos níveis de segurança, dirigibilidade e conforto”, afirmou.
Suspensões tradicionais são mais confiáveis porque têm menos eletrônica
FALSO – Sistemas inteligentes utilizam sensores e módulos que detectam falhas antecipadamente e se adaptam ao terreno. Isso permite reduzir esforços e alcançar durabilidade semelhante à dos conjuntos mecânicos, em determinadas situações.
Suspensões eletrônicas sempre custam mais caro na manutenção
VERDADEIRO – Componentes eletrônicos ainda têm custo superior e exigem mão de obra especializada. Porém, a tecnologia oferece menor desgaste de peças, melhor conservação dos pneus e diagnósticos mais precisos, o que reduz a frequência de reparos.
Só carros esportivos ou de luxo usam suspensão eletrônica
VERDADEIRO – A suspensão ativa ainda é aplicada majoritariamente em versões com maior valor agregado, embora já esteja presente em modelos de segmentos como o de utilitários esportivos. A adoção por mais montadoras pode levar à ampliação do uso em categorias de entrada no futuro.
Suspensão inteligente é só para conforto
FALSO – Além de suavizar impactos, esse sistema melhora o comportamento do veículo em curvas e frenagens e reduz o desgaste de pneus. Em veículos elétricos, também contribui para a estabilidade e distribuição de peso.
Suspensão tradicional oferece mais controle do motorista
FALSO – A suspensão mecânica opera com parâmetros fixos. Já os sistemas eletrônicos permitem ajustes personalizados e reagem automaticamente a diferentes condições de rodagem, oferecendo suporte à condução.
Suspensão convencional é mais adequada para aplicações severas
VERDADEIRO – Sistemas mecânicos são recomendados para estradas com buracos, poeira ou lama. Os componentes têm falhas mais fáceis de identificar visualmente e dispensam ferramentas eletrônicas para diagnóstico.
Suspensão mecânica ainda é indicada para diferentes tipos de veículos
VERDADEIRO – A maioria dos modelos em circulação utiliza suspensão mecânica, inclusive veículos elétricos. A infraestrutura atual das oficinas está preparada para atender esse tipo de sistema, com tempo reduzido de serviço e disponibilidade de peças.