Substituição dos eixos de comando de válvulas Ford New Fiesta 1.6 Sigma

Caso haja necessidade de troca é preciso investigar as causas do desgaste na peça

 

FORD BRASIL
NEW FIESTA HATCH 2012
ALDEIA DA SERRA – SvO PAULO – SP

artigo por Murilo Marciano Santos   fotos Arquivo Bosch

 

O eixo de comando de válvulas é uma peça essencial do motor, responsável por permitir a sincronização entre o movimento de subida e descida dos pistões e a abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape. Quando há desgaste nesse componente o consumo de óleo lubrificante pode aumentar e até ocorrer o rompimento da correia ou corrente de sincronismo, caso haja um travamento do eixo. Assim, a Revista O Mecânico mostra o procedimento de substituição dos eixos de comando de válvulas do Ford New Fiesta 1.6 Sigma.

O comando de válvulas possui ressaltos (cames) que, ao girar, pressionam as válvulas para abri-las no momento e quantidade exatos, sincronizado com o movimento dos pistões, permitindo a entrada da mistura ar-combustível e a saída dos gases da combustão. Essa sincronização feita por meio de uma correia ou corrente ligada ao virabrequim, girando, normalmente, na metade de sua velocidade. Quando o ressalto deixa de pressionar a válvula, a mola a fecha.

O procedimento de substituição dos eixos do comando de válvulas apresentado é válido para o motor Sigma 1.6 sem o comando de válvulas variável, que equipou o New Fiesta de 2011 a 2013. Esse motor desenvolve 115 cv com etanol e 110 cv com gasolina, enquanto o torque é de 16,2 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina.

 

Remoção dos comandos de válvulas

Durante todos os procedimentos, é essencial evitar que detritos atinjam as galerias de óleo, os canais do sistema de arrefecimento ou o cárter, para prevenir danos ao motor. Além disso, só se deve girar os eixos de comando quando o procedimento especificar, dado que movimentar eles ou o virabrequim com os componentes de sincronização soltos ou removidos pode resultar em danos às válvulas e pistões.

Passo 1: Remova a vedação do eixo de comando, marcando a posição dos componentes antes da remoção para ajudar na hora da instalação.

Passo 2: Quebre o torque dos parafusos e das capas dos comandos seguindo a ordem apresentada na imagem.

Passo 3: Retire o anel de vedação. Nesse caso, sua substituição é recomendada para evitar vazamentos futuros.

Passo 4: Remova os eixos do comando de válvulas com cuidado, para evitar danificá-los caso sejam reutilizados posteriormente.

Passo 5: Se for necessário, retire os geradores de impulsos dos sensores de fase. Na hora de sua instalação, os parafusos recebem torque de
21 Nm.

Instalação dos eixos do comando de válvulas

Passo 1: Instale as capas dos eixos do comando de válvulas. No caso de utilização dos mesmos componentes anteriores, coloque-as nas mesmas posições que foram marcadas durante a desmontagem do conjunto.

Passo 2: Usando óleo lubrificante com viscosidade SAE 5W30, lubrifique os eixos do comando de válvulas, os mancais de apoio e as capas dos eixos.

Passo 3: Com as válvulas do 4° cilindro na posição mostrada na imagem de referência, instale os eixos do comando de válvulas.

Passo 4: Instale um novo anel de vedação, para garantir que não haja vazamentos.

Passo 5: Aplique uma camada com 1,5 mm de espessura de vedante para flange seguindo as linhas tracejadas da imagem de referência. É necessário montar a ponte do VCT em até cinco minutos da aplicação do vedante, para evitar ressecamento.

Passo 6: Realize o aperto dos parafusos das capas do eixo e da ponte do VCT, conforme as etapas abaixo:

Etapa 1: parafusos 1 ao 16……. 7Nm

Etapa 2: parafusos 17 ao 20.. 10Nm

Etapa 3: parafusos 1 ao 16……… 45º

Etapa 4: parafusos 17 e 19……… 70º

Etapa 5: parafusos 18 e 20             53º

 Passo 7: Instale os demais componentes do sistema de sincronismo.

 A substituição do eixo do comando de válvulas normalmente é requerida quando existe desgaste excessivo, que pode ser causado por diversos fatores, como lubrificação inadequada, uso de óleo incorreto ou falta de troca, presença de impurezas no lubrificante, entre outras. O desgaste excessivo pode gerar ruídos, perda de potência, falhas no funcionamento do motor e consumo elevado de óleo lubrificante.

Dessa forma, não basta apenas realizar a troca do eixo do comando de válvulas, mas também é necessário analisar as possíveis causas do desgaste no componente, como baixa pressão de óleo ou entupimento de galerias e passagens do lubrificante, por exemplo, para evitar que o novo eixo instalado venha a ter uma deterioração acelerada.

Por fim, o mecânico deve seguir atentamente os procedimentos preconizados pela fabricante, além de aplicar os torques adequados nos parafusos, para garantir que os componentes trabalhem dentro do especificado e tenham uma vida útil dentro do esperado.

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