Há quarenta anos, a Subaru lançava no mercado seu primeiro com tração nas quatro rodas (sistema AWD), a Subaru Leone Estate Van, apresentada pela primeira vez no Japão, em 1972. De acordo com a empresa, desde então, somando-se os carros com tração seletiva nas quatro rodas, a montadora japonesa atingiu 11.782.812 unidades fabricadas com sistema AWD, o que representa aproximadamente 55,7% das vendas totais de veículos da marca.
A Subaru explica que o sistema AWD otimiza a tração distribuindo a força do motor entre as quatro rodas de forma equilibrada. A montadora ainda ressalva que a soma do sistema Symmetrical AWD (SAWD – tração integral simétrica) com o motor boxer (cilindros horizontais e contrapostos) otimiza a distribuição de peso longitudinal e transversal e resulta numa tração estável em variadas condições de direção e superfícies de rodagem, além de melhor estabilidade em curvas e em altas velocidades.
Para atingir essas qualidades, a Subaru desenvolveu seu sistema de tração integral nos últimos 40 anos, chegando agora ao gerenciamento da tração nas quatro rodas, que garante tração firme e precisa em todas as rodas, durante todo o tempo. A mesma tecnologia também é utilizada no desenvolvimento de veículos com tração dianteira ou traseira.
A montadora lembra que toda a linha de veículos da marca comercializada no Brasil conta com tração 4X4 AWD: Legacy 2.0 CVT, Legacy 2.5 GT, Outback 3.6, Tribeca 3.6, Forester 2.0, Forester 2.5 Turbo, Forester S-Edition, Impreza hatch 2.0 (manual e automático), Impreza STI hatch (manual e automático), Impreza sedan 2.0 (automático), Impreza XV 2.0 (manual e automático), Impreza WRX hatch e sedan (automático).
Tenho um subaru outback 2001, com 200.000km, nunca deu oficina a não ser para revisão, já tive um Forester 2010, igualmente confiável
Grande carro, grande marca, não troco por nada
Sou proprietário de um Subaru Tribeca, tenho tido algumas decepções com o carro. A Caixa de Direção já apresentou por duas vezes vazamentos de Óleo. Quando comprei, acreditei na FORÇA da Marca SUBARU. No momento essa decepção. Alguma sugestão?
Grato pela atenção!