Homenagem ao profissional que comandou a engenharia da empresa em duas oportunidades, o espaço passa a se chamar Development Center Claudio Demaria
A Stellantis anunciou a alteração no nome de uma das suas principais instalações destinada ao projeto e desenvolvimento de veículos. Localizada no Polo Automotivo de Betim/MG, o espaço passa a se chamar Development Center Claudio Demaria, engenheiro italiano que comandou em duas oportunidades a área de engenharia da empresa em Minas Gerais (2005 a 2008, 2011 a 2018).
Claudio chefiou o desenvolvimento de importantes modelos da indústria automobilística como o Fiat Punto, Palio, Uno Strada, Doblò, Ducato, 500L, Argo, Cronos e Toro. Atuando tanto no Brasil, quanto na Itália, o profissional foi responsável pelo setor da empresa na América Latina até 2018, quando voltou para a Itália para coordenar a parte de engenharia na Europa, onde se aposentou. Seu falecimento ocorreu em outubro de 2022, aos 68 anos.
O Presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, falou sobre a homenagem prestada e o legado que Claudio Demaria deixou no Brasil. “Esta é uma justa homenagem ao maestro Claudio Demaria. Ele trouxe para o Brasil a capacidade de projetar e desenvolver veículos e, sobretudo, criou as equipes e competências necessárias para vencer este desafio. E fez isto da melhor maneira possível, criando entre nós uma verdadeira cultura de engenharia automotiva”, disse Antonio.
Development Center
O development center que recebeu o nome de Claudio Demaria é a área da empresa onde novos projetos são desenvolvidos para a América Latina. No local trabalham as equipes de design, projeto, engenharia, compras, manufatura, finanças, entre outras que atuam no desenvolvimento e execução dos projetos desde o seu nascimento até a conclusão.
No espaço estão disponíveis mais de 500 estações de trabalho que possuem infraestrutura tecnológica para dar suporte para as equipes de desenvolvimento. Segundo a empresa, é nesse lugar onde todas as ideias de desenhos e conceitos técnicos são desenvolvidos e ajustados para ter viabilidade econômica e de manufatura.
Texto: Daniel Palermo