Gerson Prado, Diretor-Geral DPaschoal conversou com a Revista O Mecânico e disse que a Stellantis irá potencializar a famosa cultura da empresa, bem como investir em inovação no pós-vendas
por Felipe Salomão foto DPaschoal
Em janeiro de 2024, a Stellantis, que é a dona das marcas Abarth, Chrysler, Citroën, Dodge, Fiat, Jeep, Peugeot, Ram e Mopar, oficializou a compra de 70% da DPaschoal. Com esse movimento, o grupo pretende complementar o serviço das redes de concessionárias, além de se tornar a maior distribuidora de peças do Brasil.
Vale lembrar que na época da aquisição a Stellantis deixou claro que irá atender os veículos multimarcas com mais de 5 anos de uso, que já não contam com a garantia de fábrica. Sobre os carros zero quilômetro vendidos pelas marcas da empresa, esses devem fazer a manutenção em uma concessionária para preservar a garantia. Além disso, o dono do veículo que fizer a manutenção na DPaschoal terá garantia do serviço em todo o território nacional. Isto posto, é importante dizer que esse foco no segmento de autopeças não é novo para Stellantis, que fora do país conta com a Eurorepar, que tem mais de 20 anos, e também está presente na Argentina, onde comprou a NorAuto.
Em relação à DPaschoal, a companhia tem 74 anos, 3 mil trabalhadores, 123 lojas, 28 Hubs, além de contar com as marcas DPK, KDP, AutoZ, Maxxi Trainning, Kmaxx, Recmaxx, Autocred e Maxxipel. Somente em 2023 teve um faturamento de R$ 2,6 bilhões.
Com esse histórico apresentado, amigo mecânico, a Revista O Mecânico entrevistou Gerson Prado, Diretor-Geral DPaschoal, que disse que a cultura de foco no cliente será mantida e potencializada. O executivo também falou sobre o futuro do pós-vendas, que para ele será marcado por inovações e diferentes tipos de serviços. Todos esses relatos estão nas próximas páginas da Revista.
O Mecânico: Como o senhor pretende alavancar os resultados da DPaschoal?
Gerson Prado: Temos o objetivo de nos tornar a empresa número um do mercado e, para isso, estamos trabalhando em um planejamento para expansão de produtos, otimização das marcas e desenvolvimento de rede de lojas. Acreditamos que este plano nos levará a alcançar nosso objetivo em curto prazo.
O Mecânico: As lojas e, também, o pós-vendas terão outro padrão depois de a Stellantis ter comprado 70% da DPaschoal?
Gerson Prado: A DPaschoal tem uma forte cultura de foco no cliente, com atendimento personalizado, cuidadoso e a filosofia – que a acompanha há anos – de “trocar somente o necessário”. Essa cultura é o que diferencia a DPaschoal de seus concorrentes e, por essa razão, vamos mantê-la e potencializá-la. Paralelamente, vimos oportunidades para implementação de algumas melhorias, sempre com foco no nosso cliente.
O Mecânico: Como o senhor enxerga o mercado de pós-vendas brasileiro?
Gerson Prado: O mercado de pós-vendas brasileiro está evoluindo na distribuição de peças e pneus, mas tem muita oportunidade na parte de serviços, especialmente com as novas tecnologias que estão chegando (EV, PHV, etc). Vemos uma demanda crescente por serviços, peças e pneus de qualidade, impulsionada pelo aumento da frota de veículos e pelas novas necessidades dos consumidores. Há espaço neste mercado para oferecer soluções eficientes, com tecnologia de ponta e serviços personalizados, visando não apenas atender, mas superar as expectativas dos clientes, e é isso que queremos abraçar.
O Mecânico: Qual será o futuro do pós-vendas do Brasil, teremos novos tipos de serviços?
Gerson Prado: O futuro do mercado de pós-vendas no Brasil, na minha opinião, será marcado por inovações e diferentes tipos de serviços. Estamos observando uma tendência crescente em direção à digitalização e personalização dos serviços automotivos. Eu imagino uma gama mais ampla de soluções, como agendamento online de serviços, diagnósticos remotos, e-commerce de peças e acessórios, além de serviços de manutenção preditiva com base em dados de inteligência artificial. Fato é que os clientes estão cada vez mais exigentes e por isso precisamos criar serviços que atendam a estas expectativas, especialmente nos grandes centros. O importante é que, seja qual for o futuro, nós estaremos preparados. Temos que assegurar a mobilidade dos nossos clientes em um menor tempo e com a maior segurança possível, proporcionando comodidades para estas demandas.
O Mecânico: A DPaschoal já trabalha para atender um pós-vendas eletrificado ou ainda é cedo para isso?
Gerson Prado: Atualmente, os veículos atendidos pela DPaschoal são multimarcas e com média de idade superior a 6 anos, com baixa participação de elétricos ou eletrificados. No entanto, estamos sempre atentos ao mercado e trabalhando para atender o cliente em qualquer uma das suas necessidades atuais e antecipar as suas necessidades futuras. A parceria com a Stellantis nos favorece também nesse aspecto.
O Mecânico: Como o senhor analisa o mercado de reposição nacional?
Gerson Prado: Estamos falando de um mercado bastante pulverizado, com um grande número de distribuidores de peças e pneus de diversos tamanhos e uma enorme quantidade de oficinas trabalhando de maneira autônoma, sem estarem ligadas a nenhuma rede.