Componentes automotivos passam por diversas etapas para serem utilizados novamente
A Stellantis, através da Circular Autopeças, inaugurou um novo centro de desmontagem veicular voltado a reciclagem de componentes. Localizado em Osasco, São Paulo, as peças passam por diversas etapas no centro para serem novamente utilizadas, desde a desmontagem do veículo até a aprovação para um novo uso.
Segundo a marca, o centro faz parte da estratégia de economia circular, que cuida da vida desde o lançamento até a reciclagem do veículo, e pode reduzir em até 80% o uso de matéria-prima e cerca de 50% as emissões de CO2.
No local, os componentes usados são retirados de veículos em sua maioria de testes, leilões e sinistros.
O processo começa com a entrada e armazenamento do veículo. Depois, é feita uma rotina de testes e, após, é realizada a retirada de todos os fluidos do veículo, etapa chamada de descontaminação.
A desmontagem do veículo é feita em boxes, com a separação das peças relativas à carroceria, suspensão, motor e demais componentes. Com as peças separadas, elas são lavadas, verificadas e classificadas com um índice de 0 a 9 relativo ao estado geral. Depois, elas são catalogadas, recebem etiquetas para rastreabilidade e são armazenadas.
As peças são vendidas nos canais digitais e também em uma loja física localizada junto ao centro de desmontagem.
De acordo com a Stellantis, a inauguração do centro de desmontagem veicular, que tem capacidade desmontar 8 mil veículos por ano, faz parte de seu compromisso com a sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental ao diminuir o uso de matérias-primas para novos componentes.