Sistema tem potência combinada de 213 cv e será usado no Jeep Cherokee 2026
A Stellantis mostrou um novo trem de força composto por um motor 1.6 litro turbo de quatro cilindros acoplado a dois motores elétricos, que será utilizado no Jeep Cherokee 2026. O conjunto entrega potência combinada de 213 cv e torque de 31,8 kgfm.
Segundo a Stellantis, o sistema utiliza uma nova unidade eletrônica chamada de Hybrid Drive Control Unit, que gerencia a distribuição de energia entre motor a combustão, motores elétricos e a bateria, de acordo com as condições de rodagem.
O motor a combustão, em sua terceira geração e desenvolvido na Europa, vai ser produzido nos Estados Unidos. Chamado de EP6, ele desenvolve 179 cv a 5.500 rpm e 30,6 kgfm de torque entre 2.000 e 3.500 rpm, com pressão máxima de até 38 psi, taxa de compressão de 11,3:1 e ciclo Miller. O bloco e o cabeçote são de alumínio, tendo ainda injeção direta de alta pressão e watercooler.
O novo sistema híbrido é do tipo HEV, ou seja, sem recarga externa. Ele pode funcionar em modo elétrico em velocidades de até 100 km/h ou em modo híbrido, contando ainda com sistema de regeneração em frenagens.
A bateria de alta tensão utilizada é do tipo de íons de lítio, com capacidade de 1,03 kWh e refrigeração líquida. O componente também fornece energia para o compressor do ar-condicionado, melhorando a eficiência.
Por fim, o Jeep Cherokee 2026 com esse novo conjunto mecânico híbrido será equipado com tração integral Jeep Active Drive I, além do sistema de seleção de terrenos Selec-Terrain e quatro modos de condução, Auto, Sport, Snow e Sand/Mud.