Uma sonda lambda com a manutenção em dia pode gerar uma economia de combustível de até 15%, além de proporcionar mais potência ao motor. Quem afirma é a Bosch, lembrando que a função do componente é informar ao sistema de injeção qual é o teor da mistura ar/combustível que está sendo queimada, através da análise dos gases de escapamento.
“Outro benefício da sonda lambda em boas condições é a proteção ao meio ambiente, pois ela atua junto ao catalisador permitindo a emissão de níveis mais baixos de poluentes na atmosfera”, ressalta Daniel Angelo, especialista em conceito de oficinas da Divisão Automotive Aftermarket da Bosch.
Para conseguir a eficiência e durabilidade máximas desse dispositivo, a Bosch recomenda também fazer uma manutenção constante no veículo, trocando filtros, velas e cabos de ignição; além de abastecer o veículo apenas em postos de combustíveis com qualidade reconhecida.
A revisão preventiva da sonda lambda acontece a cada 30 mil km. No entanto, não é possível realizar sua limpeza. Se o sensor de gases estiver danificado, a sonda deve ser substituída. A Bosch também ressalta que, para avaliar o desempenho da sonda corretamente, a oficina deve utilizar um scanner de qualidade com software atualizado. “Um sensor velho ou defeituoso não informa os dados corretamente e todo o sistema de injeção eletrônica perde sua eficiência”, ressalta Angelo.