SKF inaugura fábrica de rolamentos de segunda geração

A SKF do Brasil inaugurou nesta semana sua segunda fábrica de rolamentos dentro de seu parque industrial em Cajamar/SP. De acordo com a empresa, foram investidos R$ 13,5 milhões na nova unidade, que terá capacidade inicial de produção de 1,2 milhão de rolamentos por ano, devendo atingir 2,1 milhões em 2014. A nova unidade é a primeira da América do Sul a produzir os rolamentos de roda de segunda geração HBU-2, que já vêm com sensor de ABS, antecipando a obrigatoriedade do uso do dispositivo em todos os veículos nacionais a partir de 2014.

A fabricante ressalta que o HBU-2 tem a vantagem de eliminar etapas de montagem nas linhas de produção das montadoras, já que chega aos clientes totalmente montado, além de ser 20% mais leve, ter menor coeficiente de atrito e girar de forma mais suave, proporcionando redução de consumo de combustível e emissão de CO2. De acordo com o diretor industrial da SKF, Amadeo Comin, outra vantagem do novo rolamento é já vir com lubrificação e vedação. “É um produto para a vida toda do veículo”, explica.

Segundo a SKF, os rolamentos HBU-2 já tem encomenda nas montadoras e, a princípio, devem equipar carros populares fabricados no Brasil. O HBU-2 deve substituir os rolamentos cônicos de primeira geração que equipam as rodas dos automóveis fabricados no país, enquanto as linhas atuais devem ser direcionadas para o atendimento de aplicações de câmbio e transmissão.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php