Desde o início da produção na Europa, em 2007, a Bosch já forneceu meio milhão de motores de partida do sistema Start/Stop para a BMW e a Mini. Essa tecnologia ganha cada vez mais espaço por conta dos benefícios comprovados nas aplicações em produções de série na Europa.
O Start/Stop desliga automaticamente o motor de combustão quando o veículo está parado em marcha lenta, em congestionamentos ou semáforos, e religa quando o pedal da embreagem é acionado. Dependendo do carro e das condições de trânsito, o sistema reduz em até 8% o consumo de combustível e, conseqüentemente, a emissão CO2 na atmosfera – gás responsável pelo efeito estufa.
A nova tecnologia exige motores de partida mais robustos e duráveis, uma vez que o número de partidas é maior quando comparado aos veículos sem Start/Stop. Os motores têm partidas mais rápidas, silenciosas e segurança de funcionamento. O Start/Stop pode ser aplicado também em carros flexfuel, com sistemas de partida a frio, ou com motores a diesel.
No Brasil, a previsão é que o Start/Stop esteja disponível para aplicações em série a partir de 2010.